Inserindo no ARGS
Contando que você já tem as músicas para inserir no game, essa inserção é bem fácil.
A música tem de estar no formato WAV, ou seja, ela vai aumentar bastante o tamanho de seu game em vários Megabytes. Para diminuir esse impacto aconselho sempre a converter sua música usando o Audacity, e selecionando o formato "GSM 6.10 WAV (rede móvel)", que deixa o arquivo wav bem pequeno (10 vezes menor) e perde pouca qualidade (fica mono e um pouco mais ruidoso, mas algo aceitável pra um game até 16 bits).
Na tela 6 do ARGS você vai em SOUNDS, NEW TUNE, e escolhe o arquivo de sua música.
Agora na tela 2, de estágios, você seleciona o estágio e coloca a música no campo TUNE. Apenas assim, e sua música já está inserida no estágio.
Onde conseguir as músicas?
Existem diferentes sites onde você pode baixar músicas para games, vamos lá então:
Lembre sempre de citar o autor e o site de onde retirou a música. Também, essas músicas são de uso livre, o que significa que outras pessoas podem usar elas em seus games, vídeos, animações, etc.
Compondo uma música
Mas se você tem um mínimo de noção musical (não precisa muito) e quer compor suas músicas, pode se arriscar com diferentes programas.
Os mais populares são os chamados "Trackers", em que você compõe uma música sequencial, parecido com o formato MID mas usando samples pré gravados para cada instrumento. Existem uma infinidade de trackers, mas para games eu indico os seguintes:
http://nitrotracker.tobw.net/ (para nintendo DS)
Existem muitos tutoriais no youtube ensinando a utilizar estes trackers, e claro que você vai precisar progredir na curva de aprendizagem para alcançar resultados satisfatórios.
Mario Paint Composer
Nos anos 90 a Nintendo lançou o game Mario Paint para SNES. O game utilizava o mouse do SNES e oferecia como principal função um aplicativo de desenho semelhante ao Paint Brush. Mas o cartucho vinha com outro aplicativo, um compositor musical simples. Passados alguns anos, um pessoal fez uma versão para PC deste compositor, e se você procurar no Google vai encontrar bastante coisa sobre o Mario Paint Composer. Ainda, baixe ele aqui:
O programa é muito simples, e eu vou mostrar o meu processo de criação de músicas com ele.
Antes de abrir o Mario Paint Composer vamos definir nossa "soundfont". O arquivo "soundset3.sf2", na pasta do programa, é onde estão os sons (samples) que o programa vai usar. Por padrão eles são sons de SNES, parecidos com os do Mario World, mas o pessoal "das internet" costuma editar tudo, e se você procurar vai achar diferentes soundfonts, com sons de NES, de games específicos, entre outros ao seu gosto. Basta baixar o arquivo ".sf2" e substituir o arquivo original na pasta raiz do programa. Para meu exemplo vou usar uma soundfont de NES.
Alguns endereços onde baixar soundfonts para o Mario paint Composer:
Escolhida sua soundfont vamos abrir o programa.
O Mario Paint Composer apresenta uma pauta musical em clave de Sol. As notas serão tocadas da esquerda para a direita. os ícones na parte de cima são os instrumentos, você seleciona um, e coloca na pauta clicando com o botão esquerdo do mouse, com o direito apaga a nota. Simples assim. Se for na tentativa e erro, com certeza sai alguma coisa. Mas vamos para mais uns detalhes.
Você com certeza conhece a escala natural das notas musicais: Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A), Si (B). Com essa escala (que é a Diatonica maior de C) você faz uma música. Qualquer nota nessa pauta vai estar nessa escala, e para fugir dela e inserir notas fora dessa escala só segurando CTRL (bemol) ou SHIFT (sustenido).
Dica: músicas feitas só com a escala maior de Dó costumam soar "felizes", para músicas mais tensas vocÊ terá de usar alguma escala que passa por semitons de sustenido (#) e bemol (b).
Mas vou seguir com minha música: abra o Mario Paint Composer, clique em "NEW SONG", e comece a colocar a melodia principal. Com o botão esquerdo do mouse você adiciona uma nota, com o direito você deleta ela, e com as setas do teclado move a pauta para a esquerda ou direita.
Escrevi na pauta a melodia principal da introdução. no campo do nome da música coloquei "Musica 1 - parte 1" e salvei (vá sempre salvando, por que o programa pode se tornar instável). Em seguida escrevi o baixo, e por último a bateria, e salvei.
Assim fui fazendo pra cada segmento da música (partes que se repetem), salvando cada uma em separado.
Com todas as partes escritas, vamos para a Aba "Arranger", na parte superior direita da tela do programa. É aqui que você vai juntar as partes da música, repetir as que se repetem, ordenar como deseja, e dar play para ouvir a música inteira. Salvei esse arranjo com o nome de "Devwill 1".
Música pronta no Mario Paint Composer, mas perceba que o programa não converte a música para WAV, ele apenas salva em seu formato próprio e nos permite ouvir a música. Agora temos de capturar esta música enquanto ela é tocada pelo MPC utilizando outro aplicativo, como o Audacity. Nos links abaixo você encontra tutoriais de como configurar o Audacity e seu drive de som para a captura:
Se ainda assim tiver problemas para capturar (como eu tive no meu segundo PC, um P4 da Dell), teste outros programas, como o total recorder:
De qualquer modo, mesmo capturando o audio com outro programa, abra o arquivo no Audacity depois para editar, cortar os silêncios no início e fim da faixa (para ela dar looping corretamente) e salvar num formato de WAV menor.
Dica: O ARGS dá looping automático nas músicas das fases (quando ela acaba já reinicia a tocar imediatamente). Acerte bem a edição do final da música no Audacity para o looping ficar correto. Caso tenha dificuldades em encaixar o looping da música coloque um "fade out" no final da faixa, não fica tão legal mas vai servir.
E é basicamente isso, o resto é você ir fazendo, adquirindo experiência na tentativa e erro, que você pode produzir músicas de satisfatórias á ótimas para seu game. No youtoba você com certeza encontra vários tutoriais de como mexer nesses programas.
Dowload do projeto do game tutorial atualizado:
Download do MPC com as músicas que compus de exemplo (descompacte em uma pasta separada):
Nenhum comentário:
Postar um comentário