sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Exemplo para próxima aula

Esta manhã trabalhei fazendo uns exemplos de como vamos desenhar os gráficos dos games. Fiz um bonequinho aleatório (que chamei de 007) para segunda feira (dia que vou repor aulas da greve) mostrar aos alunos. Vamos lá:

1 - Cenários (tiles):

a) Desenhar em folha gradeada, colorir com canetinha ou guache (trabalho para os alunos):


b) escanear, reduzir resolução, ajustar dentro da grade de 16X16 pixels (essa parte eu que vou fazer em casa):


2 - Animações (sprites):

a) desenhar partes que se mexem dentro de linhas de proporção específicas do personagem (sem colorir, com contorno preto de canetinha) (vou levar exemplos de "esqueletinhos" com as animações básicas, como andar, pular, etc...)

b) escanear, converter para apenas duas cores, reduzir resolução, e juntar partes para montar personagem (eu que vou ter esse trabalhão)

c) Colorir cada frame de animação no Kolourpaint do linux (os alunos farão isso na sala de informática)


d) converter para formato de imagem que o programa ARGS usa (eu farei)


3 - Montagem do game:

Dentro do possível levarei pra eles montarem algumas das fazes. Mas é certo que terei de fazer uma boa parte desse trabalho em casa, pq na escola o tempo é muito curto. A GIF abaixo é desse teste que fiz agora pela manhã rodando no Arcade Game Studio (o cenário de fundo peguei uma foto aleatório na internet):

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