sexta-feira, 25 de março de 2016

Últimos dias....

Nos últimos dias tenho trabalhado fabricando alguns instrumentos musicais. Uma Violão de lata grande com 5 cordas, e várias violinhas de lata, que chamei de "Violatas". A Violata é um instrumento simples, que tem um par de cordas de nylon afinadas em D (com a diferença de uma oitava entre as cordas). Como se trata de um par de cordas ambas são ocadas sempre em simultâneo, como se fossem apenas uma corda. O volume do som e o timbre surpreende (e em breve gravo um vídeo pra mostrar). De resto, madeira e uma lata. A escala é fixa (não é cromática), e varia de um para o outro, mas em geral a diatônica. Ótimo para brincar, levar por ai, ou para iniciantes devido a sua simplicidade de tocar e tirar melodias simples.




A seção de Instrumentos musicais foi atualizada com mais fotos das Violatas (e em breve outras virão). Quanto ao violão de 5 cordas, em breve devo finalizar ele também (se o clima ajudar e der sol).

Edit:

Aproveitando, queria dizer que eu não "inventei" nada disso. Pesquisei, vi possibilidades, modifiquei, e juntei A com B. Nos EUA o pessoal tem "tradição" em fazer guitarras caseiras, que eles chamam de CBG (Cigar Box Guitar), feitas com caixas de charutos, ou "paus de cordas" mais simples que eles chamam de "Canjos", feitos com latas variadas, entre outros materiais. Durante a pesquisa encontrei um ótimo site dedicado aos experimentos de seus usuários, o instrumento "Dulcimer", que tem escalas fixas, e um cara de quem copiei o modelo das Violatas. As modificações que fiz são de escolha de materiais, em geral para baratear a fabricação (trastes de verdade são caros pra algo tão simples, tarraxas estão muito caras também).

Aqui o vídeo com o modelo que eu copiei:



Aqui um vídeo de um "Dulcimer da Montanha" (existem outros tipos):



Então fiz estas escolhas: No lugar de tarraxas e trastes de metal, cravilhas e trastes de madeira ou bambu, para viabilizar o custo. No lugar de uma corda, como no vídeo do carinha, um par de cordas, para o som ficar mais elaborado, melódico, e menos "magrinho". A escala do Dulcimer torna o instrumento fácil de ser tocado até pelo mais inexperiente. E o nome Violata foi por que não achei correspondente para o "Canjo" dos norte americanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário