domingo, 31 de julho de 2016

Muitas atualizações....

Muita coisa pra falar a respeito, atualizações que dariam para vários dias, mas tenho de aproveitar o tempo livre, além do que a memória é curta, então vamos lá.

SpaceGiraff3


Convidado para o evento Code in The Dark, lá no Cafundó, conheci meu amigo Chaves e seu game Vivarium. Joguei o demo do game, muito bom por sinal, mecânicas simples mas desafiantes, criativas, e nas palavras do próprio desenvolvedor "fáceis de aprender mas difícil de dominar". No site do Chaves tem seus demais projetos, todos bem interessantes e buscando explorar mecânicas criativas em games originais.



O sequestro do desejo


Texto interessante de Alfie Brow sobre a distopia atual da vida mediada pelos dispositivos móveis (em geral smartfones). Não é só a captação do desejo das pessoas, mas o direcionamento deste desejo. Uma das ótimas sacadas do texto é ver esses mecanismos como um novo tipo de inconsciente. Como nosso inconsciente físico, ali no mundo virtual acontecem processos racionais, que seguem uma lógica própria, das quais estamos alheios, no entanto somos direcionados por estes processos. Essa lógica, em geral, visa direcionar nosso desejo de consumo, mas faz mais que isso.

A outra boa sacada é a da distopia atual: o futuro não é do isolamento físico, de pessoas grudadas em cadeiras com óculos de realidade virtual vivendo dentro de uma simulação, mas sim um mundo físico mediado pelo celular, um "mundo físico plus", que sem essa mediação vai parecer cada vez mais desinteressante para as pessoas. Como conseguir sexo sem o Tinder? Comida, diversão, sem o aplicativo X ou Y? Estamos nos tornando um bando de reféns destas mediações sem precisar prender nossos corpos numa "Matrix" física. O assustador é que o controle dessa mediação não é nada democrático: está na mão de marqueteiros e vendedores de bugigangas.

http://outraspalavras.net/capa/pokemon-realidade-aumentada-e-o-sequestro-do-desejo/




Level Design.


Continuando o estudo de game design eficiente nos games dos anos 90, meu irmão me indicou este ótimo vídeo que analisa a curva de aprendizado no Super Metroid, de SNES. Ligue a legenda em inglês mesmo, por que o cara fala rápido pra caramba:



Talvez já tenha postado, e apesar do cara que faz o vídeo ser daqueles tipos "youtuber berrões", o vídeo vale a pena (também demonstrando as escolhas do level design). O Berrão é meio irritante, mas sabe ser didático (com legendas em português):







Documentário - Desenvolvedores Indie do Japão:


Aqui o link do Trailer. Quem sabe procurando direitinho achamos o vídeo completo na internet (ao menos com legenda.









2 comentários:

  1. Video games are electronic, interactive games known for their vibrant colors, sound effects, and complex graphics.
    Always old is gold checkout this arcademaverick Games
    cocktail arcade table pedestal

    ResponderExcluir