quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Animação

Caríssimo diário a/r/tográfico, sei que fui um tanto relapso com você durante o ano. Dar aulas e construir nossa casa com minhas próprias mãos não tem sido tarefa fácil, por isso sei que você há de me perdoar. Aos poucos vou lhe colocando a par de outras excepcionalidades que tocam meu ser professor, artista, e pesquisador de minha própria experiência. Bom...

No último bimestre propus à turma 21, um segundo ano do ensino médio noturno, que fizéssemos uma curta animação. Primeiro fizemos um exercício com a criação de flipbooks, o que nos tomou duas ou três semanas. Depois partimos para a criação conceitual da curta animação em apenas uma aula, e nas 4 aulas seguintes, e finais do ano letivo, produzimos e fotografamos as imagens para o stopmotion:





Para o curto tempo que tivemos acredito que o resultado foi bem legal, e assim me confirmaram os alunos. Falando em tempo cabe aqui uma reflexão:

Como foi difícil trabalhar com apenas uma aula por semana com os segundos anos. míseros 40 minutos, que muitas vezes se transformavam em 30, numa turma por que o recreio atrasava por algum motivo, em outra, sempre, por que a escola libera os alunos 10 minutos antes em função da escassez de horários do transporte público noturno em Florianópolis. Isso ai, meia hora por semana para trabalhar artes de maneira experiencial (não, eu não ia me reduzir apenas às aulas monótonas e distantes sobre história da arte). Foi difícil planejar e tocar as aulas, e posso dizer que projetos de longa duração são bem complicados de acontecer nessas condições. Por isso que no ano que vem, com os segundos anos, devo trabalhar apenas música: construção de instrumentos (parte eu levo pronto de casa) tocatas e trocas de saberes sobre como tocar entre todos (professor e alunos). Ainda assim, o ideal seria ter duas aulas (aula faixa) por semana. Fazer o quê...

Nenhum comentário:

Postar um comentário