sexta-feira, 22 de julho de 2016

Férias - Planejamentos - Próximo Game

Férias - Preparação para o 3º e 4º Bimestres


Semana que vem é a semana de recesso para nós professores do estado (SC). Uma semaninha pra relaxar, por as coisas em ordem, e planejar com mais detalhes o resto do ano: minhas aulas sobre cinema. Uma coisa é certa, vou fazer os alunos darem uma utilidade para seus smartfones. Depois de contextualização, e de assistirmos um filme que eu tenha escolhido, eles terão como tarefa criar uma cena de um minuto exercitando o recurso de linguagem de cinema que aquele filme traz (por exemplo, o Viagem a Lua traz a magia do corte, Metropolis a beleza da fotografia do Expressionismo Alemão, King Kong (ou outro) o recurso do Stop Motion, e assim por diante. Os detalhes sobre o conteúdo e as atividades, critérios de avaliação, ainda vou definir, assim como os filmes.


Meu Próximo Game.


Já estou na parte de pesquisa para meu próximo game. Nessa etapa da pré-produção eu já defini o estilo de game que vou utilizar e emular, o tema, e já vou adiantado no processo de pesquisa para a criação do Conteúdo. Meu Próximo Game será bem no estilo do antigo game de Arcade Altered Beast (Que também teve versões para Mega Drive, master System, PC-E, NES, e muitos computadores antigos). Para quem não conhece, aqui vai um vídeo de gameplay que peguei no youtube:


Alteread Beast se passa na Grécia Antiga. Zeus ressuscita um soldado morto para cumprir a missão de salvar sua filha Athena de um feiticeiro. O guerreiro coleta powerups dutante o caminho para se transformar em uma besta diferente em cada fase. Como de costume na cultura pop japonesa, as apropriações são bem livres, e misturam mitologias de outras culturas na criação do conteúdo. O game é antigo, e tem alguns problemas de level design que pretendo superar, como cenários que são estruturalmente semelhantes, problemas de "apelação" de inimigos, entre outros.

Minha ideia é fazer algo semelhante, mas apoiado na mitologia do Continente Africano, em especial nas culturas de matriz linguística Iouruba (mas não só). Não farei uma apropriação tão livre quanto se faziam nos games antigos, mas também tomarei minhas liberdades no sentido de coesão narrativa, estética, e adaptação à linguagem do game. Já fiz uma boa pesquisa na internet, e ontem achei um livro interessante no sebo, além de outro que eu peguei emprestado da biblioteca da escola. Também, "fichei" a animação chamada "Kiriku e a Feiticeira", de onde vou aproveitar alguma coisa.





Lendas de Exu
Autor: Adilson Martins



                            Mãe África: Mitos, endas, fábulas e contos.
                            Autor: Celso Sísto



Kiriku e a feiticiera
Animação Franco-Belga

2 comentários:

  1. Amaweks, tu és um guerreiro. Eu não consegui passar dessa fase que tens enfrentado recentemente: Desinteresse dos alunos de um lado (que, de certa forma protestam, "aprontando" nas dependências da escola), da administração do outro lado (no teu caso do Estado) e tu lutando no meio desse sanduíche. Se não for muito forte e não acreditar na superação destes desafios, acaba abandonando o barco, como foi o meu caso. Boa sorte e parabéns pelo empenho e por acreditar sempre no sonho da superação destes desafios!

    PABLO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Pablo, não é fácil, além de tudo sabemos que para a maior parte da sociedade nossa principal função é de babá ou carcereiro dos jovens (a maioria dos pais não tá nem ai se o filho tá aprendendo algo, só querem que seus filhos estejam em um lugar "seguro" pra não incomodarem eles e ficarem livres para vender sua força de trabalho). Para mim, a única possibilidade de aguentar toda essa maré contrária é fazer de minha aula um espaço de criação para mim também. Faço as aulas pelos alunos, mas também faço, preparo, escolho conteúdos, por mim. Só assim.

      Excluir