quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Altos e baixos

Altos:


Pixel Art 4 cores


Ainda na empolgação da GBJam, ontem das  6h as 8h da manhã fiquei exercitando pixel art com apenas 4 cores. Brinquei com uns tiles e boneco inspirado no Castlevania, é é incrível o que dá pra fazer com 4 cores. Fiz 6 versões da mesma imagem, cada uma com um sete de 4 cores diferentes.


Apenas 4 cores, por isso o personagem (sprite) tem o contorno em preto (cor 1), e os cenários de fundo (Background, BG), que ficam atrás do personagem, usam as outras 3 cores (cor 2, 3, 4), mas nunca, ao menos em grande quantidade, a cor 1 (pro boneco não se confundir com o cenário). O cenário do chão (foreground, FG) pode usar todas as 4 cores, mas sempre em contraste com o BG. A referência é o preto e branco, imagine que temos 3 tons, preto, cinza, e branco. Quando no FG predomina o preto, no BG tem de predominar o branco ou/e o cinza. Se o FG predomina o branco, o FG tem de ser cinza, e o oposto também. São regras simples, mas úteis na composição do gráfico do game.


Detalhe que eu usei e abusei do dithering (pontilhado no estilo tabuleiro de xadrez). tem gente que não curte, mas é uma forma interessante de trabalhar com uma quantidade limitada de cores. Abaixo o exemplo do degradê da paleta de 4 cores na qual trabalhei a pixel arte acima:



Creio que seja um exercício bem legal ir reduzindo a quantidade de cores. Quem consegue fazer um gráfico colorido com 4 cores pode fazer muito mais com 8. Quem faz milagre com 8, faz ainda mais com 16 cores, e assim por diante. Essa é a lógica na qual aposto, por isso vou treinar bastante com poucas cores.



Baixos:


Mudanças nas leis brasileiras


Toda essa história de mudança na lei da educação, agora no congelamento das verbas investidas nas áreas fim do estado brasileiro é pra deixar qualquer um ruim quanto a expectativas de futuro. Já deixo claro aqui meu posicionamento: dane-se essa polarização política, bem sabemos que Petistas e Sindicatos estavam comprometidos com este projeto de desregulamentação do estado. Não há heróis nem mártires nessa história.

Não sei se as pessoas estão percebendo, mas o que tem acontecido em todas estas mudanças de leis é uma grande desregulamentação. Muitas obrigações do estado, previstas em lei, estão deixando de ser obrigações. Na educação, o que antes era obrigatório, e pra mudar precisava de emenda constitucional, foi desregulamentado. Se antes estava na mão de políticos (senado e câmara), pelo menos eles precisavam construir um consenso a seu favor, e passar pelos longos tramites legais. Agora não, as decisões estão voltando para eles sem votações futuras, sem travas. O mesmo sobre a PEC 241, que desobriga certos investimentos em áreas fim do estado. É uma verdadeira desregulamentação, os caras estão criando atalhos para mudarem nosso destino de forma muito mais rápida e fácil. Alguém ai espera coisa boa?


Mundo


Se a gente olhar pro mundo lá fora, dai a desesperança é maior. um mundo onde dois grandes blocos capitalistas disputam a liderança, cada um dos blocos com sua fórmula de exploração das pessoas (que no fundo são bem parecidas). mal sabemos se não estamos prestes a ver estourar um conflito mundial. Em Davos, no Fórum Econômico Mundial, as cabeças que decidem os destinos das economias mundial preveem para os próximos 5 anos um aumento vertiginoso do desemprego, postos de trabalho que serão extintos para sempre (e que não serão repostos por novos postos criados pelo avanço tecnológico). Como medida emergencial sugerem uma educação voltada pra formar mão de obra barata. mas não vislumbram nenhuma solução pra crise, nem sequer uma contenção. Não é gente como eu que está dizendo isso, são os agentes do centro do capitalismo mundial. Alguém ai espera coisa boa?


Esquerda mundial


Em frangalhos, sem projeto alternativo pra apresentar, se contentando a sugerir remendos para um sistema que está ruindo. A esquerda institucional (políticos e sindicatos) está até o pescoço comprometida com o poder. Nós que não nos vinculamos à esquerda institucional, estamos perdidos no meio do tiroteio, e levando porrada e bomba de tudo quanto é lado. Estamos sozinhos e sem horizonte. Essa esquerda tem também partido para a ação como forma de catarze ou de estravazar sua frustração com um mundo que mudou muito rápido. Alguém espera ainda algo de bom?


Doutrina do Choque


o mundo está sim muito mais "perigoso" hoje do que a 20 anos. Não falo de assaltantes ou coisa do tipo. tenho medo das pessoas no geral, por que o ser humano assustado é um bicho muito perigoso. O ser humano, quando acuado, assustado, dado seu tipo de organização social, é capaz das maiores atrocidades em nome da segurança. Estamos a tempo vivendo crise atrás de crise, e as pessoas estão ficando cada vez mais ariscas e assustadas. Parece que estamos a beira de aceitar muita coisa que a bem pouco tempo era inaceitável. já vimos essa história no entre guerras do século XX. Se fomos capazes de criar gás sarim, napalm, e bombas atômicas, e sabendo que a pesquisa em armamentos nunca parou, principalmente com tecnologia biológica, só mesmo com imaginação muito fértil pra supor que tipo de armamentos cruéis a humanidade poderá usar em um novo conflito de dimensões mundiais. Alguém consegue esperar qualquer coisa de bom disso?


Enquanto isso


Enquanto isso a vida segue, seguimos impotentes, fazendo nossas coisinhas. Vou desenhando e fazendo meus games como se não houvesse amanhã. Dando minhas aulas para jovens os quais eu não sei que futuro lhes espera (ou mesmo se algum futuro lhes espera). Certamente a vida deve se tornar mais dura, de diversas formas (ambiental, econômica, política), não dá pra imaginar outra coisa. Seguimos a vida como se tudo estivesse "normal", mas sempre com a tensão de quem lá no fundo sabe que o mundo muda de forma acelerada, e pra pior. Só sejamos honestos conosco, e ao menos no campo do discurso, não vamos fingir que tudo está bem ou que vai melhorar de forma mágica.

Perdoe o desabafo, querido diário a/r/tográfico, você é também aquela parte alegre e esperançosa em mim. Sigo me alimentando de ti, postando textos e imagens, por que só mesmo a arte, em todas as suas formas, pra não morrer de tédio e angústia diante da estupidez humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário