quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Um mês evitando as redes sociais...

Fiquei um mês evitando de entrar no facebook, twitter, e Instagram, e mesmo que eu não cumpra a ideia inicial de ficar um ano sem entrar e postar, já senti uma diferença que me fez repensar minha relação com estes feudos digitais.

Eu andava me sentindo intoxicado dessa "necessidade" que as redes sociais criaram: é preciso postar algo, todos os dias de preferência, e quando você posta, fica ansioso com o retorno que as pessoas vão dar em forma de "likes" ou comentários.

Um mês evitando, em geral apenas checando vez em quando se havia alguma mensagem privada, e já pude ter um distanciamento que mudou alguns dos meus hábitos. Nesse período eu consegui fazer coisas que eu não conseguia mais fazer a coisa de uns 3 anos: li mais (digo, livros, literatura e revistas impressas), cuidei mais do meu corpo, toquei meus instrumentos musicais e até fiquei entediado (vejam só, que coisa rara, ficar entediado em pleno 2024, na era do hyper estímulo mobile).

Eu sei que para alguém como eu, artista que tenta divulgar seu trabalho, é impossível simplesmente abandonar estas plataformas, ou como alguns já começam a caracterizar espécies de feudos digitais que fragmentam e controlam as fronteiras da internet, mas quero me policiar (é necessário por que o troço é feito para viciar igual a qualquer droga) e não perder tempo em demasia, nem ficar ansioso com o retorno de likes. Essa última é talvez a parte mais difícil, e é a que mais causa desconforto psíquico.

Aos poucos devo voltar a postar nas minhas redes, no ritmo que me sentir confortável, provavelmente só aquilo que eu considerar mais relevante.

Faço isso não exatamente por algum tipo de militância digital, eu sei que essas coisas não se modificam por conta de mudanças de habito individual, como qualquer outra coisa na indústria, não acredito nesse tipo de pensamento liberal. Mas faço pela minha saúde, e fica o alerta para os amigos que buscam equilíbrio nessa relação forçada que temos de ter nestas fronteiras.





4 comentários:

  1. Boa experiência. Necessária. Também me pego viciado nas redes. Poder comentar num blog sem passar por redes sociais. Vou assinar o rss daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe, só pra complementar, aqui no Blog tem cosais que não tem nas redes sociais, nas seções à direita (ou naquele menú dos 3 risquinhos no celular) eu tenho organizado um pouco de outras cosias que já produzi além dos jogos. Eu sempre fiz questão de manter o Blog para ter todo o material publicado mais acessível e organizado, já que nas redes sociais vai tudo se perdendo nos "feeds", praticamente sumindo sem um índice eficaz.

      Excluir
    2. Grande Fernando. Acho que quase todo mundo está de alguma forma dependente de alguma coisa desse tipo, é um mal do séc. XXI. Infelizmente não temos escapatória, temos de divulgar lá, o que seria saudável, pelo menos pra quem tem alguma consciência do problema, é tentar mesmo não ficar perdendo tempo vendo "reels" ou coisa parecida, e o mais difícil, não se apegar ao "feedback" mediado por essas plataformas. Difícil para nós até por que temos um motivo prático, que é a divulgação do nosso trabalho, pelas redes, apesar de elas não serem assim tão eficazes nessa tarefa de divulgação quanto dizem ser.

      Mas por favor fique a vontade de visitar o Blog e comentar por aqui, eu pretendo fazer as postagens importantes primeiro aqui, e depois eu divulgo nas redes sociais, onde também quero me ater a divulgar apenas o que for mais importante. Abração.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir