segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Primeiro dia de aulas...

Hoje começam as aulas nas escolas estaduais, e lá vou eu para receber meus alunos do Ensino Médio.
este ano tenho 2 turmas de 1º ao, 1 turma de 2º, e 2 turmas do 3º. Como eu já havia dito antes, por vários motivos, pretendo fazer um planejamento único para todas as séries, sendo que a cada ano vou mergulhar de cabeça em alguma "história" diferente, aprendendo junto com os alunos e me forçando a experimentar coisas novas também. Em síntese, isso é bom pra mim, que posso planejar com mais dedicação uma única linha de atividades, que junto minha prática artística principal daquele ano com as aulas e produção com os alunos, e para eles, que terão aulas de arte com mais qualidade e dedicação (não que antes não me esforçasse bastante, mas assim maximizo esse esforço e foco a energia dispendida).

Este ano decidi que vou trabalhar música com os alunos (por que é diferente, por que os alunos com quem trabalhei algo parecido já se formara e saíram da escola, e por que eu sinto a necessidade de praticar e aprender mais sobre música e instrumentos musicais). Eu não tenho formação em música, e sei pouco da parte formal, mas gosto de experimentar, e aranho alguns instrumentos, então, vamos lá. Já montei meu planejamento geral para o ano, e acabei de fazer um esquema mais detalhado das aulas deste primeiro bimestre. Sabemos que entre planejado e executado sempre tem uma diferença, mas de qualquer modo, aqui vai:

Para o ano (+ - dividido pelos 4 bimestres):
1) Músicas e organização dos sons
a) Organização dos sons - Tempo
b) Princípios da estrutura musical – escala natural
c) Jogos sonoros
d) Hermeto Pascoal e o conceito de “instrumentos musical”
e) Diferença entre música instrumental (abstrata) e cantada (figurativa)
f) Audições - fonografia

2) Tocatas
a) seminários sobre instrumentos musicais
b) aprendizado em grupos com instrumentos
c) tocatas experimentais e intuitivas
e) Ritmo, melodia, harmonia
e) Rudimentos da grafia do som
f) Ensaios e produção para mostra de talentos

3) Construção de instrumentos
a) Levantamento coletivo de possíveis instrumentos a se construir
b) Ocarinas: história e produção
c) Udu: história e produção
d) Orocongo: produção, história,  Sr. Gentil do Orocongo
e) Outros instrumentos de percusão

4) Criação de narrativa sonora
a) Filme: Vermelho como o ceú
b) Sonoplastia
c) Criação narrativa coletiva - pré-produção
d) Produção de narrativa sonora 

_____________________________________

E o detalhamento previsto para este primeiro bimestre:

22/2 e 24/2
- Professor se apresenta: conteúdo geral do ano, aula de artes como fazer juntos, caderno, 2 avaliações.
- Ano passado: games http://gameartesescola.blogspot.com.br/
- Apresentação: alunos se apresentam, falam de gostos musicais (anotar)
- Sons com o corpo: experimentar os sons que se pode fazer com o corpo (bater braços, pernas, fazer com a boca)
- Jogos sonoros: percussivos e vocalizados - criar um rimo coletivo, cada fileira uma parte do ritmo, evitar acelerar o ritmo.


29/2 e 2/3
- Ritmo, harmonia, melodia
- Ritmo: folhinha sobre ritmo, leitura, entendimento
- Instrumentos de Percussão
- Violão: mostrar uso percussivo dele
- Exercícios em conjunto - tempos:
- binários 1, 2, 1, 2, 1, 2... - ternário 1, 2, 3, 1, 2, 3... - quaternário: 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4...

7/3 e 9/3
- Hermeto Pascoal - vídeos
- Audição: Hermeto pascoal
- Experimento de composição com os sons do corpo e objetos que tivermos a disposição
(serrote, martelos, ferros, caixa de fósforo, outros materiais cotidianos, levar e pedir para os alunos levarem)


14/3 e 16/3
- Fonografia: a escrita do som
- história da fonografia: cera, louça, vinil, fica k7, CD, MP3. (levar objetos de exemplo, imagens)
- Audição de discos de Vinil

21/3 e 23/3
- Diferença entre música instrumental (abstrata) e letrada (figurativa), comparar com imagens (levar imagens de figurativo realista, metafórico, e abstração geométrica)
- Audição de diferentes músicas: 5º de Beethoven (e pequena Bio), o que você sente no "tan tan tan tannnnn" (a morte batendo na sua porta).
- Músicas letradas: figurativas, mas nme por isso sem subjetividade, sem recursos como ironia, simbolismo, metáforas. (Uma dos Paralamas do sucesso outra com metáforas pode ser do Raul Seixas)
- Forma e Conteúdo: a forma também diz coisas, e tem de se articular com o conteúdo. Uma forma que está de acordo com o conteúdo pode criar diferentes mensagens, por exemplo: uma letra feliz em uma forma triste pode ser uma ironia, etc...)
- Grupos: escolher uma letra de música (do seu gosto) que contenha metáforas. Me enviar por e-mail ou trazer em pendrive (caixa de som da escola)

28/3 e 30/3
- Atividade em grupos: interpretar letra de uma música, entregar, dar nota (músicas da escolha dos alunos, ter cartas na manga)
- Ouvir a música, debater
- grupos trabalhando, entrega análise

4/4 e 6/4
- Escala natural das notas: mostrar no violâo
- Dinâmica da escala do violâo e teclado
- Melodia: texto e conversa
- exercício com assovio
- Jogo com assovio: inventar uma comuniação, frases.

11/4 e 13/4
- Harmonia: texto, leitura, exemplo no violã
- Audição: ópera "O fortuna" de Carl Orff (breve bio)
- mostrar o livro, fazer breve referência (bem breve mesmo)
- Forma e conteúdo: letra sobre a roda da fortuna, os altos e baixos cíclicos; forma: os altos, tranquilidade, mas expectativa (trompetas) X a agitação velocidade e severidade dos baixos, com um final com pequena frase que repete, remetendo á roda que fira velozmente, até diminuir a velocidade e parar (e a roda da fortuna só para quando o sujeito morre)
- Grupos: escolher música do seu gosto que articule forma e conteúdo (letra e instrumental)


18/4 e 20/4
- Atividade - Audições de músicas do gosto dos alunos (mandar por e-mail ou trazer pendrive) - alunos vão pensar e falar a respeito do que diz a forma e as letras das músicas, suas mensagens.
- Recuperação em casa: redação sobre a música que escolheu, falando do ritmo, melodia, e harmonia dela, seus significados na forma e no conteúdo.

25/ 4 e 26/4
- Jogo: compor com a turma um coral: cada voz faz uma nota que compõe um acorde como o do violão (cada grupo de alunos faz uma nota do acorde), fazer uma música com dois acordes + percusão usando voz e corpo
- Atividade oral - Grupos se organizarem e fazerem uma música (coro) de dois acordes.

__________________________________

Se rolar 50% disso já está bom, mas quem sabe rola tudo (não com os segundos anos que só tem uma aula por semana comigo)...




Nenhum comentário:

Postar um comentário