Retrospectiva 2022
2022 foi mais um ano produtivo. Foquei bastante tempo em meus projetos, e também colaborei com projetos coletivos como o da revista Anacronia. Também comecei a explorar uma ideia de ir para além do jogo eletrônico, desdobrando ele em outros suportes de arte, outras mídias se você preferir chamar assim. É a segunda vez que faço uma postagem de retrospectiva, a primeira foi a de 2021.
Devwill Too Prólogo:
Mais um fruto da parceria dom o Laudelino no Mangangá Team, finalizamos e lançamos digitalmente Devwill Too Prólogo, para Mega Drive. Era um projeto de 6 meses, um jogo curto, um simples remake da versão que eu tinha feito pra ZX Spectrum agora portado para o Mega drive. Mas fomos acrescentando algumas telas, inimigos, e levou uns 10 meses pra ficar pronto. Valeu a pena, acho que o jogo está bonito e fluído de se jogar, além de dar mais alguns elementos para a misteriosa história dos pequenos homúnculos.
Cartucho Devwill Too MSX
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Triângulo Circulo Quadrado, ou TCQ para simplificar, é um jogo de plataformas com quebra cabeças para ZX Spectrum e MSX. Foi algo que no conceito surgiu das conversas com o Luiz Souza na elaboração da Revista Anacronia. Fiz a maior parte do jogo em poucas semanas, mas até o momento é um dos resultados mais iteressantes que já tive em produzir um jogo para ZX Spectrum. Está disponível gratuitamente, e no meu site tem toda a história da concepção e conceito por trás do jogo que tem um visual abstrato:
Agora antes de terminar o ano atualizei o jogo para a versão 1.1, corrigindo alguns bugs e adicionando algumas coisas como uma tecla de Reset para a versão ZX Spectrum.
Leia mais sobre o jogo e baixe para jogar em meu site www.amaweks.com, jogue a versão MSX direto do navegador em https://homebrew.file-hunter.com/index.php?id=tcq ou compre as versões físicas nos sites https://teknamic.com/product/tcq/ ou https://www.bitnamic.com.br/produto/tcq-msx/
Virgil MSX
Em 2021 realizei O Purgatório de Virgílio para ZX Spectrum. Já no começo de 2022 pra minha surpresa o jogo ganhou o reconhecimento de Melhor Jogo Luso-Brasileiro para ZX Spectrum de 2021, no GOTY do Planeta Sinclair
O Purgatório de Virgílio, melhor jogo luso-brasileiro de ZX em 2021
Neste ano de 2022 fiz a adaptação do jogo agora para MSX. Essa nova versão foi ampliada, tem mais um chefe de fase final, e algumas áreas intermediárias extras, tudo conteúdo que eu já havia planejado mas tive de cortar da versão de ZX por falta de memória. Considero essa, atualmente, a versão definitiva do jogo:
O Purgatório de Virgílio no hardware real
Uma coisa que tenho pensado muito é sobre extrapolar os limites do jogo em outras linguagens/suportes/mídias. Que o trabalho do jogo se desdobre em outros trabalhos de arte, e que não sejam apenas "acessórios", mas complementos entre si e o jogo. Foi pensando nisso que fiz gravuras para um livro de cordel contando a história de Virgílio antes de seua morte e declínio ao purgatório. O texto é do meu amigo Luiz Souza, uma narrativa fantástica que deu ainda mais profundidade ao jogo. Também fiz um CD de músicas com a trilha sonora do jogo e um "algo mais", e que chamei de Opera Chip Música. Esse material não está publicado ainda, e espero que isso aconteça em uma edição física do jogo em cartuchos para MSX.
Demos e Protótipos
Esse ano disponibilizei apenas para meus apoiadores do patreon e apoia-se algumas demos de jogos, protótipos inacabados de projetos que sempre pretendo retomar no futuro. Dentre estas destaco Kuberman e Bruxólico, que já retomei e estou em fase final de produção. Kuberman é um jogo estilo Megaman, que espero, quem sabe, poder trabalhar pra valer em 2023 ou 2024. E Bruxólico é uma demo de PC, feita a alguns anos atrás, com gráficos meio que no estilo de Mega Drive, e que tem a primeira fase do jogo (faltando alguns detalhes como chefes de fase). Como protótipos são ainda trabalhos em estado bruto, parte do processo de criação.
Bruxólico, protótipo de 2019 para PC
Bruxólico
Minha meta este ano era finalizar este projeto já de longa data, agora transferido do PC para ser um jogo de ZX Spectrum. Consegui cumprir a meta em parte, o jogo está praticamente pronto, em fase final de testes. Mas ainda levo um tempo pra lançar, por que além do jogo estou produzindo muito mais coisas. Levando adiante aquilo que já ensaiei com O Purgatório de Virgílio, agora estou produzindo contos, ilustrações, músicas, dentre outros trabalhos de arte relacionadas ao jogo. Depois das férias que estou me dando em Janeiro devo retomar esse trabalho, e espero em março ou abril ter o jogo finalizado e pronto para um lançamento simultâneo em formato físico e digital.
MSX Curitiba
Fui convidado pro evento, mas infelizmente por suspeita de COVID, que felizmente não se confirmou, deixei de ir. Mas, pra não passar em branco fiz umas edições físicas simples dos 3 jogos que já lancei pra MSX e enviei de presente para serem distribuidos entre os participantes.
Edições físicas em tiragem bem pequena que enviei ao MSX Curitiba
Retro SC X
Participei da décima Retro SC, aqui em FLorianópolis, em novembro. Pessoal que organizou o evento estava de parabéns, foi maior que nos anos anteriores, e pude mostrar meus jogos já lançados e o Bruxólico, ainda inacabado, tudo disponível para as pessoas jogarem. Mais notável foi o fato de que, por conta do evento, Bruxólico ganhou espaço na mídia local, jornal impresos, e TV, com matéria gravada aqui em casa e tudo o mais.
Nerdcon SESC Interlagos:
Eu e o Pedro Paiva, companheiro de luta no videogame underground brasileiro, fomos convidados para participar da Nerdcon, no SESC Interlagos, SP. Foi outro ótimo evento, levei um fliperama desmontável que eu agora chamo de Anacrofliper, e lá disponibilizei meus jogos, principalmente o Bruxólico, pras pessoas jogarem. Muita criança jogando os jogos, o que me deixou bastante feliz, tendo em vista que são feitos para computadores da primeira metade dos anos 80. Ainda estou devendo uma postagem e reflexão mais detalhada da participação no evento. Em breve a farei.
I Mostra de Arte Anacrônica:
Como um dos membros da Gang do Lixo, ajudei a organizr a I Mostra de Arte Anacrônica, aqui em Florianópolis. Lá fizemos o lançamento da nossa revista de arte chamada Anacronia, contendo o manifesto do grupo. Rolou exposição de trabalhos de pessoas do grupo, convidados como o Pedro Paiva, uma fala do Luiz Souza sintetizando a proposta, e uma apresentação musical onde entre outras coisas toquei a principal música de Opera Chipe Música.
Anacronia
Anacronia é uma revista de Arte Contemporânea, trazendo uma proposta estética alinhada com a realidade atual, em especial no terceiro mundo, com exemplos e textos reflexivos a respeito. A revista está disponível para download na íntegra, e foi fruto de um trabalho coletivo com edição do Luiz Souza. Minha contribuição na revista foi com imagens de alguns trabalhos de arte visual, e um texto onde falo da importância do trabalho de arte de meus pais aqui em Florianópolis, além de ter ajudado na reali\ação da entrevista do Peninha. Confira a revista, é gratuíta.
Instrumentos Musicais
Esse ano produzi novos instrumentos musicais, apesar de ainda não ter postado eles aqui no blog. De qualquer modo, sigo fazendo essa coisa de misturar materiais modernos e rústicos, fazendo instrumentos que me dão prazer de tocar. e que inclusive utilizo na hora de compor músicas para os jogos.
Planos para 2023
Tantos projetos, tantas ideias pra executar, e tão pouco tempo. Esse ano quero finalizar e lançar Bruxólico para ZX Spectrum, e posteriormente fazer a versão de MSX, continuar o trabalho junto com o Laudelino e quem sabe terminarmos o Mega Devwill para Mega Drive, e experimentar fazer algo no GBmaker. Por agora meu projeto candidato pra fazer um jogo para Game Boy é o Bruxólico, mas vamos ver como caminham as coisas. Se possível, e der tempo, queria começar outro projeto, ou uma versão de Devwill (o primeiro de 2017) para ZX e MSX, ou começar a produzir Kuberman. Provavelmente o ano vai ser curto para tanta coisa, no decorrer do ano vão aparecendo outros projetos e trabalhos, e as coisas tomam alguns rumos ou desvios não previstos.
Seguimos, espero no final do ano de 2023 fazer outra retrospectiva aqui dos trabalhos produzidos e publicaos no Blog. Este blog, este "Diário", que desde o começo eu acredito que faço mais pra mim mesmo do que para o público. É principalmente para me obrigar a refletir, pensar e escrever a respeito do que tenho produzido. E essa retrospectiva para levantar o que foi realizado também me obriga a lembrar do que deixei de realizar, e planejar os trabalhos do ano seguinte.
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