Restropectiva 2021
Que ano produtivo, de muito trabalho, chego ao final exausto, mas também satisfeito com minha produção. Acho que vale a pena listar, de tanta coisa que fiz nos últimso 12 meses, esperando não ter esquecido de nada importante.
Jogos finalizados:
Foram 3 jogos meus que concluí esse ano, uma marca surpreendente, e fiquei satisfeito com a repercussão dos jogos também, principalmente para os sistemas de 8 Bits, que sairam ou ainda vão sair também em mídia física. mais informações no meu site www.amaweks.com
Devwill Too MSX: em 2020 fiz o jogo de ZX Spectrum, (no meu itchio, meu site, e em fita k7 em Matranet) e em 2021 converti ele, acrescentando uns extras para a versão MSX. O jogo saiu também em cartuchos por uma editora francesa (Repro Factory Shop), e também uma tiragem de 10 disquetes que fiz artesanalmente. Em 2022 deve sair em cartuchos numa tiragem limitada feita aqui no Brasil.
Virgils Purgatory ZX: um remake do jogo que fiz para PC em 2017, agora para ser jogado no ZX Spectrum. Apesar das limitações de memória do aparelho, eu considero essa versão mais madura que a de PC. Além da versão digital o jogo, em https://amaweks.itch.io/virgils-purgatory-zilog e www.amaweks.com, deve sair ano que vem em fita K7 pela Phoenixware (aqui).
Aprendiz da Morte PC: Jogo que eu precisava terminar principalmente por mim, para fechar um ciclo de desenvolvimento iniciado em 2017, e acredito ser este meu último jogo feito na engine ARGS. Ficou um jogo com ideias amadurecidas, variado e bonito. Disponível em versão digital no itchio ( https://amaweks.itch.io/deaths-apprentice ) e no meu site ( https://www.amaweks.com/death ):
Jogos em andamento com o Mangangá Team (www.mangangateam.com):
Mega Devwill: Esse é um projeto que queria fazer a tempos: um remake total do primeiro jogo Devwill, que lancei pra PC em 2019. Não sei se vamos concluir ele em 2022 , mas vamos tentar.
Devwill Too Prologo: Esse é na verdade um tipo de remake da versão de Devwill Too MSX/ZX para o Mega Drive, com novos gráficos, fases, e inimigos. Esse certamente vamos finalziar nos primeiros meses de 2022.
Presença na Internet:
Faz algum tempinho que entendi que parte do meu trabalho, como artista autonomo e freelancer, é a divulgação na itnernet. Não sou a pessoa mais habilidosa ou atualziada com isso, mas faço o esforço de não só alimentar as redes sociais, que são efêmeras e repercutem mais no dia, horas, de uma postagem, mas em manter um registro permanente aqui no Blog e meu site.
Zé Baldinho no SESC SP: meu primeiro jogo, As Aventuras de Zé Baldinho, de 2014, foi incluído em uma curadoria de projeto do pessoal da Game e Arte (https://www.gamearte.art.br/) aprovado pelo SESC SP. O jogo ficou disponível, juntamente com outros selecionados, no site do projeto e teve texto curatorial exposto também. mais informações aqui: Projeto Lugar de Jogo
Site: em 22021 eu reinaugurei meu site agora com domínio próprio www.amaweks.com, e tenho mantido ele atualizado com os novos lançamentos de jogos além de alternativas pra quem quiser comprar por fora do itchio diretamente no mey paypal e também por PIX.
Apoios: também inaugurei minha campanha no Patreon e Apoia-se, com poucos mas firmes e importantíssimos apoiadores, que além de me ajudar a seguir fazendo meu trabalho tem acesso a todos os meus jogos completos e material exclusivo como as trilhas sonoras e artes conceituais dos jogos, além de demos de jogos inacabados ou cancelados. Espero um dia ter mais apoiadores, para não precisar de tantos freelas e ter uma produção aidna mais prolífica.
Blog: E não posso esquecer que mantive este blog ativo, é o espaço onde posso colocar os textos mais longos, reflexões sobre os jogos, sua criação, e as direções pra onde apontam. o ano que vem promete nesse quesito também, pis formamos um grupo de amigos artistas e críticos e estamos já elaborando algumas coisas.
Mockups e Pixel arte, e trampos Freela:
Gráficos para yeah yeah Beebiss II - pessoal da mega Cat Studios me encomendou (entre outras coisas) quase todos os gráficos deste jogo, me deram o tema (vampiros chineses), e liberdade para criar o design dos personagens. O jogo já está sendo vendido e vcs podem ver mais sobre ele aqui: https://megacatstudios.com/collections/8-bit/products/yeah-yeah-beebiss-ii
Level Design para Lords of Exile: por encomenda estou fazendo o level design de um ótimo jogo retrô para PC. Conforme o autor do jogo vai criando as novas fases eu vou criando o mapa das colisões, assim posicionamento dos inimigos e items. Aqui o kickstarter do projeto dele: https://www.kickstarter.com/projects/czazuaga/lords-of-exile
Meus mockups: são montagens, pxiel arte que realizo como projeto de jogos futuros, ou apenas pela diversão e aprendizado de os fazer. Vale rever alguns dos que fiz este ano:
Boneco articulado e placa de carãmica do Golem de Devwill: Fiz com oexperimento, mas também como desdobramento do retorno a esse personagem e jogo, agora sendo refeito para mega Drive. O Boneco eu quero utilizar pra fazer umas filmagens, pra que msabe utilziar no trailer e também como referência para cutscenes nessa nova versão de Devwill.
Gravuras de Virgil's Purgatory: fiz umas primeiras experiências de gravuras para O Purgatório de Virgílio, e pretendo fazer mais alguams no ano que vem. Mais imagens em postagem anterior aqui mesmo no Blog http://diarioartografico.blogspot.com/2021/12/novidades-producoes-manuais-e-planeta.html e na postagem que fiz no meu facebook: https://www.facebook.com/amaweks/posts/1246650412522441
Computador de madeira: na verdade, um notebook sem a tela, que eu adaptei e fiz uma caixa de madeira com teclado sobre ele. Utilizo na sala como "tv box", emulador, e peça decorativa também. mais imagens nessa postagem do facebook https://www.facebook.com/amaweks/posts/1249105065610309:
Instrumentos Musicais: Foi um ano em que pouco produzi de instrumentos, e praticamente não toquei (to enferrujado). Uma das resoluções de ano novo é voltar a tocar e construir mais instrumentos. Pra não fechar o ano sem nada eu fiz um pequeno orocongo de cabaça e outros materiais:
Aqui links de postagens minhas no twitter relacionadas à retrospectiva:
https://twitter.com/amaweks/status/1420146452173570055?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1418939742117404679?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1433545284173262885?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1442591225777950722?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1445881344324685824?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1416139205407825930?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1394429965412745216?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1392925434103353349?s=20
https://twitter.com/laudelino7/status/1370724382251827201?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1366513203153428484?s=20
https://twitter.com/amaweks/status/1364358059137658881?s=20
https://twitter.com/nanochess/status/1345152101530415105?s=20
Foi um ano bem produtivo com certeza^^
ResponderExcluirFeliz ano novo atrasado.
Valeu, feliz ano novo.
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