quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Planejamento da atividade de elaboração de games.

Este ano vou dedicar um carinho mais especial na pré-produção. Vamos elaborar melhor as narrativas e histórias dos games, pesquisando e partindo de premissas mais interessantes. Por isso que incluí na apresentação inicial um powerpoint sobre alguns clichês dos games.

Os clichês da forma: são aqueles que acabam consagrando gêneros como Mario, Sonic, Castlevania, entre outros. Superar os clichês da forma significa inventar um game totalmente original, com uma jogabilidade nunca vista antes. Essa é a meta de muito desenvolvedor independente para se diferenciar no mercado de games (já que não podem competir com as produções hollywoodianas das grandes produtoras). Nesse nosso projeto, não vamos tentar superar esses clichês da forma, isto está fora de alcance (eu não sei programar, nem pretendo). Por isso que usamos programas que facilitam o trabalho e já tem "engines"(motores) que imitam alguns clichês da forma dos games. O ARGS tem engine de plataforma, baseado nos clássicos Ghouls 'n' Goblins e Green Beret, ou de "labirinto" como o clássico PAC-MAN, de ação vista de cima, como Commando, ou ainda jogos de naves, como R-Tipe ou 1943. Vamos nos apropriar desses clichês, não superar-los.

Os clichês da narrativa: aqui é que podemos muito bem ser originais. Vamos evitar grandes clichês dos games. Vou dar um exemplo: salvar a princesa. Esse clichê, usado nos games do Mario, é um dos mais batidos, e serve de argumento fácil quando você deseja uma desculpa qualquer para mover o personagem pelos cenários. No entanto, desejo algo que supere esse padrão, e que reflita os afetos de meus alunos. Não vamos nos acomodar nos clichês argumenttivos fáceis para a história, mas aproveitar a chance de sermos criativos e inovadores. Assim, podemos, por exemplo, buscar narrativas do bairro para daí criar personagens e seus objetivos no game.

Assim aconteceram estas aulas:
1 - Mostrei os games produzidos pelas turmas no ano passado.

2- Mostrei nossas possibilidades em fazer o game (ou o que é possível fazer com o Arcade Game Studio)

3 - Conversamos sobre games e mostrei este vídeo:


4 - E falei dos clichês e do cronograma, deixando claro que não iremos desconstruir os clichês da forma, mas sim os do conteúdo. Em outras palavras, vamos nos apropriar de jogos como Mario, entre outros, em sua forma, mas fugindo dos clichês narrativos mais recorrentes. Abaixo as apresentações de slide que utilizei nestas aulas da primeira semana de agosto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário