sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Férias...

Durante as férias, resolvi me aventurar no mundo do "Rom hacking", e fiz alterações nos gráficos do game Mega Man (o primeiro, de NES). Um grande exercício de pixel art, que me deu bastant experiência sobre como trabalhar sprites e cenários com apenas 3 cores ( ou 3 + 1, sempre o preto, nos cenários)

Aqui vão as fotinhos de comparação (a esquerda o original, a direita minha modificação)






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Eu queria alterar a tela título para algo parecido com o Mega Man Wily Wars, de megadrive, mas infelizmente a maioria das caixas são compartilhadas (a mesma caixa de seleção repetida na tela).
Aqui está meu rascunho:


Aqui algumas fotos do processo:




Ainda mexendo nos sprites do megaman parado





Mais uma tentativa (até ficar perfeito)

 



Acho que agora vai:


Agora sim




E agora uns ajustes no cenário do Cuts'man





Só por diversão:




Agora em definitivo, hack terminado.












9 comentários:

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    1. Não entendi, como assim? Você entendeu que isso é um hack né? (uma modificação gráfica sobre o jogo original)

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    2. Cara, desculpa, eu realmente não consigo entender do que você está falando.

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    3. Acho que entendi. Não se preocupe, as imagens não são mockups, são do hack mesmo, tudo feito dentro das limitações do NES. O Grid que você se refere é a cor de fundo dos tiles, que tem de ser sempre a mesma na paleta de tiels (geralmente preta, mas os programadores conseguem mudar ela na memória, a exemplo do que ocorre no por do sol da rolagem de créditos do Megaman1). São 4 paletas, cada uma delas tem 3 cores + a cor de fundo. Fiz todo o hack como um exercício de pixel art real (hackeando o rom), para tentar reciclar ao máximo as 3 cores+fundo e dar a sensação de que o game tem mais cores do que o normal. Na verdade, não tem mais cores, é tudo uma escolha estilística (e no caso usei de bastante dithering). Aquela imagem dos blocos das pedras do cenário do Cuts-man é antiga, na versão final do hack elas tem uma paleta exclusiva (e reciclo outra paleta para os elementos de fundo do cenário). O hack está disponível em: http://www.romhacking.net/hacks/2741/

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    4. Acredito que seja uma questão de gosto, dithering pode ser interessante pela questão da textura como você diz. No meu game mais recente experimentei usar diferentes estilos de dithering para entender melhor o efeito que dá. No caso do Megaman do Nes, usei como se usava em jogos dos anos 80: pontilhismo de duas cores para se passar a sensação de que há uma terceira cor no local. É um pouco parecido com o que faziam os artistas impressionistas no final do século XIX

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    5. Opa, Cara, agradeço o convite, mas já tenho projetos demais em andamento, não tenho como me meter em mais um.

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    6. Este comentário foi removido pelo autor.

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