segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Novidades: produções manuais e Planeta Sinclair

Planeta Sinclair

    Primeiramente queria noticiar que nosso amigo Filipe Veiga escreveu uma excelente resenha de O Purgatório de Virgílio no site Planeta Sinclair, especializado no tema dos antigos computadores da família ZX Spectrum.

https://planetasinclair.blogspot.com/2021/12/o-purgatorio-de-virgilio.html

    Destaco que mais do que uam resenha, considero o texto dele um "Ensaio Analítico", sem desmerecer resenhas de qualquer tipo, mas porque seu texto foge do comum e vai muito além da análise de aspectos técnicos de da jogabildiade. Se em Devwill Too ZX meu foco foi a abordagem filosófica, deixando espaço para a interpretação do jogador, Filipe sacou isso e explorou essa abertura criando sua interpretação e questões existenciais a partir da narrativa do jogo. Novamete, em O Purgatório de Virgílio, onde foquei na carga histórica e cultural, ele se debruça sobre o jogo pesquisando e valorizando aquilo que eu me empenhei em oferecer para o jogador. Obrigado Flilipe, siga sempre nesse caminho de fazer este tipo de resenha de jogos que pode ser colocada em par com resenhas de filmes, HQs, romances, ou qualquer outro produto cultural narrativo.


Trabalhos manuais

Em outras novidades eu andei fazendo uams primeiras experiências de gravura caseira, a tal da "isogravura", que é a xilogravura adaptada a materiais urbanos de fácil acesso (em parte aquilo que descartamos como lixo). Também fiz uma plaquinha de cerãmica do personagem Golem, do primeiro jogo Devwill, e aqui vão algumas fotos desses trabalhos:



Plaquina de cerâmica, com partes pintadas, e fixada em uma madeirinha que meus pais me deram.




Aqui na parede, log acima da capa "japonesa" que fiz de curtição pro Devwill Too, a sequencia de Devwill.




Preparando as matrizes em isopor, só que eu esqueci que tinha de espelahr as letras pra que na impressão elas saissem viradas pro lado correto.




Outra experiência foi fazer uma gravura com máscara, o chamado stencil, com duas laminas para duas cores sobrepostas.




Aqui parte do resultado das gravuras estilo xilo.




E o resultado do stencil, que testei passar a tinta com pincel, mas não ficou muito bom, e por fim com rolinho de pintura, ai sim funciona bem.




Por fim as melhores impressões, já espelhadas no computador para corrigir meu equívoco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário