Tutorial ARGS

Aqui vou postar, aos poucos, um tutorial passo a passo de como fazer um game com o fabuloso ARGS (Arcade Game Studio) de Bruno R. Marcos. Este tutorial será construído devagar, um pouquinho a cada semana, a partir de agora e ao longo de 2017.

Baixe o programa ARGS no site do desenvolvedor: http://www.bruneras.com/
Aqui o manual em inglês: http://www.bruneras.com/arcadegamestudio/help.php

Infelizmente o site, que ja não era atualizado desde 2015, foi fechado. Por este motivo subi o download do programa na minha conta do Google Drive:

https://drive.google.com/file/d/1wDFsjgNIY4dzL9I3CzNEQFD7Wf3edEpO/view?usp=share_link


Você pode baixar um help file em inglês muito completo feito pelo amigo SkullCobra no site dele:
Site fora do ar, por este motivo compartilho o link do arquivo help no meu google drive:

https://drive.google.com/file/d/1s_Q8g2SQlW3Yy21B446IBeP4GjLch3Uf/view?usp=share_link

Abaixo o índice do tutorial:

01 - Introdução
02 - Sprites - Ator herói
03 - Ator "hero" e "Gun" (ataque)
04 - Efeitos sonoros (SFX)
05 - Tilesets e Cenários
06 - Inimigos e "Behavior"
07 - Estagio 2 - plataformas móveis e foreground.
08 - Intermission Stage
09 - Automated Hero
10 - Chefe de Fase (Boss) e ator "Check"
11 - Itens e suas funcionalidades
12 - Músicas
13 - Acabamentos, charset, distribuição

E aqui uns exemplos adicionais tentando imitar algumas mecanicas de jogos conhecidos. Não estão perfeitos, mas alguns elementos lembram mecanicas de jogos como Sonic (matar inimigos pulando), Alteread Beast (tela rolando automaticamente e parallax), Castlevania (escadas, barra de energia e troca de sub-armas), e Ninja Gaiden (subir paredes):

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