Textos e Publicações

Abaixo publicações que fiz por minha conta ou em parcerias, grupos, como revistas, textos de reflexão, histórias em quadrinhos e livros ilustrados.

~ ~ ~ ~ ~ ~

Manifesto da Arte Anacrônica por Gang do Lixo:
https://drive.google.com/file/d/1BeD5IyP4XJLFWyMXVx57QBHOR4LgJBVT/view?usp=share_link

Revista Anacronia por Gang do Lixo:


~ ~ ~ ~ ~ ~

Ensaios e reflexões aqui no Blog: a maioria dos textos estão "crús", necessitando de revisão e reescrita, mas foram como eu os publiquei aqui no Blog. Um dia quem sabe reviso eles e publico em algum outro espaço. Abaixo o título com o link e breve descrição de cada texto.



A Polêmica do jabuti e a IA: aproveitando o gancho pra pensar onde vamos parar com tudo isso.

E mais reflexões sobre "arte" de IA: No fundo prefiro o "incompleto" mas humano que a suposta (suposta) perfeição da máquina.

O Gótico Ilhéu: Refiexões a partir de ideias de Luiz Souza sobre uma estética própria aqui da Ilha de Santa Catarina.

O Audio Visual Anacrônico do Luiz Souza: a colagem, o "sample", a edição "ao vivo" como um DJ e usando as ferramentas disponíveis no momento.


Anacronia como proposta artística no capitalismo autofágico: A obsolescência do humano para o capitalismo do século XXI

Breves Reflexões Anacrônicas: reflexões ensaísticas, primeiro sobre como os critérios de qualidade da indústria alienam os artistas, sobre com a velocidade do avanço técnico atropela o desenvolvimento das novas linguagens estéticas, e uma previsão sobre o que poderá no futuro diferenciar a arte feita por humanos a partir de suas experiências vividas e aquela criada por softwares de automação de "criação de conteúdo".

Festival Jogatório, SP, relato e reflexões: relato e reflexões a cerca da necessidade de se sair do domínio do virtual e trazer as produções o mundo físico, uma crítica a bolha "geek"(sic) e a relação disto tudo com o capitalismo tardio.

Bruxólico na Feira Cascaes: relato e reflexões a partir da experiência de campo com o Fliperama Anacrônico nesta feira de rua de Florianópolis. Destaque para a necessidade de tomarmos a cultura sequestrada pelas elites em nossas mãos.

Uma manhã de um Sábado Qualquer: links para textos essenciais do Cinegnose, que servem para se pensar não só o cinema, mas também produções em outras linguagens e sua relação com o imperialismo cultural.

Na contramão da obsolescencia: refletindo um pouco mais sobre meu "videogame anacônico" e ideias que orientam a mica criação de jogos.

Arte Anacrônica e Tecnologias: discutindo exemplos de arte anacrônica utilziando as novas tecnologias.

Anacronia e Obsolescência humana: por que Chronos é o signo do Capitalismo do séc. XXI.

IAs e a eliminação do "ruído humano": ensaio sobre teoria da arte em face dos aplciativos de automação na criação de imagens.

Vídeo Game e Arte: ensaio e reflexões sobre como o videogame pode ser entendido como linguagem estética e o que fazer para criar arte através desta linguagem. este texto também foi publicado no Drop de Jogos, para ler clique aqui.

Limites e Criatividade: reflexão a respeito do quanto a estética dos meus jogos vem da necessidade de solucionar o problema dos limites de memória e processamento dos computadores antigos a partir de análise do jogo Bruxólico.

Apropriações culturais ao Sul do Equador: ensaio que parte de uma nóticia sobre plágio de uma HQ de quadrinista brasileira por parte de uma série do Netflix para refletir sobre como devemos nos apropriar da cultura de todo o mundo á nossa volta de forma autônoma, respeitosa, e sem vira-latismo.

De novo a questão da Nostalgia: reflexão sobre videogame antigo e nostalgia, o que eu penso a respeito de como escapar dessa cilada a partir da minha prática criando jogos no estilo antigo: entender como linguagem e encontrar novas motivações e interesses dentro desse objeto.

Tecnologias - Reflexão: como quase sempre parto da experiência publicando jogos para pensar algumas questões, no caso aqui de como necessitamos encarar a tecnologia como ferramenta a nos apropriar e não como meio mediador da nossa existência/persona/identidade.

Sobre fazer arte em games... : breve reflexão sobre a narrativa intrisseca do percursso do jogo.

Game e arte - a cilada do visual "neo-clássico": breve reflexão sobre o quanto o faotr de "arte" em um game não está no queisto "realismo gráfico".

Problema da duração de um game: uma das primeiras reflexões que fiz sobre a duração de um game.

Mestiçagem: Sobre o espaço em que transito na minha produção artística, misturando linguagens, mas ficando sempre nuna certa "zona de exclusão".

Arte e cinema nos games: primeiras reflexões sobre influências culturais nos games.

O problema do "hermetismo" nos games: a partir de uma entrevista do quadrinista Mutarelli reflito o quanto os produtores de games precisam parar se apenas jogar video games e ir ler, ver filmes, teatro, música, para se inspirarem ao criar seus jogos.

Game como linguagem: uma de minhas primeiras reflexões a respeito do game compreendido como linguagem estética, partindo do básico.

Linguagem visual nos jogos: uma das primeiras reflexões a respeito da linguagem dos games o por que penso que os gra´ficos limitados as eras de 8 e 16-bits expressam melhor características desta.

Navegando... : não é bem um texto, mas tem links de material intereçante como uma história em quadrinho animada em pixel art.

Comunicação monofórmica: reflexões sobre comunicação em relação a TV mas que transborda pra internet.

A falta: brevíssima reflexão sobre a falta como motor da criatividade.

Narrativa X informação: pequeno texto que resume uma parte do que seria o Narrador, nos termos de Walter Benjamin.


~ ~ ~ ~ ~ ~

Textos de Lançamento ou "post mortem" de meus jogos: lançar um jogo é também uma oportundiade de escrever sobre o que me motivou, inspirações, e descobertas durante o desenvolvimento.

Retrospectiva 2023: um resumo das produções deste ano.
Retrospectiva 2022: um resumo das produções do ano.
Retrospectiva 2021: um resumo das produções do ano.

Reconhecimento na mídia (2021-22) - Algumas mas menções e resesenhas, assim como entrevistas.

Bruxólico - Metáforas: metáforas e camadas de leitura nas fontes de inspiração e em Bruxólico.
Bruxólico - Inspirações e Reflexões: sobre Cascaes, Peninha, e outras inspirações do jogo.
Bruxólico - Texto de lançamento: reflexões sobre o trabalho multilinguagem: jogo + livro
Bruxólico - Cascaes e o Folclore: texto explicitando algumas das referências culturais do jogo.
Bruxólico - Processos e Criação: mais sobre o processo de criação do visual do jogo+livro.

TCQ - Post Mortem: texto sobre as inspirações do jogo na história da arte abstrata
TCQ - Lançamento: texto de lançamento falando da ideia que originou a criação do jogo.

O Aprendiz da Morte: breve texto de lançamento

O Purgatório de Virgílio ZX 2.0: relançamento de versão ampliada do jogo.
O Purgatório de Virgílio - Lançamento: retomando a ideia de mistura de referências locais e de fora.
O Purgatório de Virgílio - Texto 1: reflexão sobre as lmitações técnicas e a estética geral do jogo
O Purgatório de Virgílio - Texto 2: sobre as referências culturais em detalhe, citações, e o por que de seus usos (English version here).

Marlow: reflexão sobre as escolhas na criação do jogo
Marlow - O peso do inacabado: apenas eu reclamando da dificuldade de finalizar o jogo.


~ ~ ~ ~ ~ ~

Game Resenha Anacrônica: Aqui eu quero elencar resenhas de games, sejam eles antigos ou novos, mas em geral retro, e escrever resenhas curtas e objetivas, sem deixar de falar dos fatores de diversão, gráficos, sons, mas focando minha análise na parte da narrativa e/ou diálogo com a cultura em geral, seja ele intenção ou não dos desenvolvedores do jogo.

Metroid (NES, 1986): O que falar de novo de um clássico dos videogames? leia de descubra.
Valis - Fantasm Soldier (Mega Drive, 1991): Apesar do nome, o game pouco remete a Philip K. Dick.
Tcheco no Castelo do Sarnei (PC, 2015): Mestiçagem e Antropofagia Anacrônica neste game brasileiro.
Maldita Castilla (PC, 2012): Uso de referências da literatura e folclore locais em um game Espanhol.


~ ~ ~ ~ ~ ~

HQs e livros ilustrados: muitos destes são experimentos que eu fiz durante a graduação em Artes Visuais. Começou com professores pedindo relatórios e apresentações de pesquisas e eu me propondo a fazer estes em formato de histórias em quadrinhos. Eu sempre fiz dessas coisas no espírito "faça você mesmo", com s recursos que eu tivesse a mão, fossem eles ou não os ideais. A maioria destas produções é lá dentre os anos 2009 a 2013.


HQ produzida como seminário para disciplina História e Teorias do Ensino da Arte, ministrada pela Prof. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, em parceria com o colega Felipe Pereira da Silva, 2010: HQ Desenhando o Futuro



HQ produzida como relatório de observação da Escola Anabá, disciplina de Metodologia do Ensino de Arte II, ministrada pela Prof. Angélica D´Ávila Tasquetto: HQ Anabá - Sérgio



HQ produzida como complemento de atividade final da disciplina eletiva Arte Relacional, ministrada pelo Prof. José Luiz Kinceler: HQ O Convite



Relatório de Estágio III em formato de HQ, disciplina ministrada pela Prof. Angélica D`Ávila Tasquetto: HQ Estágio III



Relatório de Estágio IV em formato de coletânea de tirinhas diárias, disciplina ministrada pela Prof. Angélica D`Ávila Tasquetto: HQ estágio IV



HQ apresentada como parte de seminário na dsiciplina de Arte Africana e Afro-descendente, ministrada pela Prof. Célia Maria Antonacci Ramos: HQ N'Gone Fall



Livro ilustrado realizado como atividade no curso de Criação de Livros Ilustrados, ministrado por Lúcia Hiratsuka, na Barca dos Livros: O brinquedo especial

Nano Coisas foi um livro ilustrado que fiz em parceria com um amigo, sendo o texto dele e os desenhos meus. A ideia eram textos e desenhos muito pequenos, curtos, nano coisas. Cada um produziu sua parte apenas a partir do título, sem conhecer o resultado um do outro, e isso era parte da brincadeira: Nano Coisas




O Boi Fantasma foi um pequeno experimento de criar uma criatura mitológica inédita inspirada no folclore da Ilha de Santa Catarina.


A Pequena Odisséia da bernuncinha Bernadete: Pequeno conto que criei a partir de imagens de bernunças em cerâmica, feitas por minha mãe e pintadas por mim, como artesanato. Essa narrativa foi apresentada para crianças de 5 anos de idade no NDI, em um dos estágios que fiz na Licenciatura em Artes Visuais.



~ ~ ~ ~ ~ ~

HQs, revistas em quadrinhos e outras narrativas a/r/tográficas produzidas em atividades de autoria compartilhada:

Livros ilustrados produzidos por uma turma de alunos do CEJA, primeiro semestre de 2015. As narrativas foram elaboradas a partir do desenho de uma criança que os alunos trouxeram para a aula e coloriram tentando dar volume às formas. Ao final todos levaram cópias de todos os livrinhos para entregar às crianças. Baixe no link:


HQs produzidas pelos alunos da EEB Acácio Garibaldi, da Barra da Lagoa, 2014. Baixe todas as 4 revistinhas neste link:

Hq produzida por alunos em atividade no colégio Henrique Stodieck, em 2012:

3 HQs produzidas por alunos da EJA Norte Ingleses, 2013:

HQs realizadas em diferentes lugares em atividades com o pessoal do Coletivo Geodésica Cultural Itinerante:
HQ Geodésica N.1 - Barra da Lagoa
HQ Geodésica N.2 - O Cortejo dos Ratos
HQ Geodésica N.3 - Revolução dos Baldinhos em figurinhas.

HQ realizada pela turma de Metodologia do Ensino da Arte II, Licenciatura em Artes Visuais, à convite da Prof. Angélica D'Ávila Tasquetto:

HQ realizada pela turma de Especialização em Arte No Campo, atividade à convite do Prof José Luiz Kinceler:


~ ~ ~ ~ ~ ~

Textos, ensaios, artigos, trabalhos acadêmicos em geral:

Artigo de Iniciação Científica orientado pelo Prof. José Luiz Kinceler:
Histórias em quadrinhos a partir da experiência

Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Visuais:
Narrativas em HQ  -  Narrativas em HQ - (link biblioteca da UDESC)



Artigo conjunto com Leo, Lucas, e Zé (KINCELER, J.L.. LIMA, L.. VILLALVA, P.A.M.. KINCELER, L.S.), apresentado e publicano do 22º Encontro Nacional da ANPAP:
O Coletivo Geodésica Cultural Itinerante e a Revolução dos Baldinhos

Artigo conjunto com Leo, Lucas, e Zé (KINCELER, J.L.. LIMA, L.. VILLALVA, P.A.M.. KINCELER, L.S.), apresentado e publicano no III Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinoamérica, em Santiago de Chile, Outubro de 2013:
A Horta Vertical Saber como Escultura Social

Ensaios escritos a partir de experiências e ações com o Coletivo Geodésica entre 2012 e 2013:
Itinerâncias Geodésicas I
Itinerâncias Geodésicas II


Nenhum comentário:

Postar um comentário