Finalmente arrumei tempo para atualizar o blog. No último mês eu entrei num ritmo incessante de atividades, trabalho, fiquei sem tempo e até um pouco estressado. Mas agora a coisa se acalmou, então quero falar e mostrar as atividades que desenvolvi com meus alunos de 8º, 9º, e Ensino Médio nos últimos dois meses, e não foi pouca coisa. Por sorte tenho tido a oportunidade de registrar um bocado das atividades, e a coisa de avaliação no caderno de artes tem funcionado muito bem. Hoje posso tirar a manhã pra postar aqui, então vamos que a lista é longa.
Volume: luz e sombra
Depois da atividade de desenho com 2 ou mais planos, eu falei um pouco sobre como dar volume ás formas. Fiz dois exemplos pra eles, um colorido e outro PB com hachuras:
Expliquei com calma o básico, a direção de incidência da luz, e o sombreado só com o mesmo lápis de cor (pintando com diferentes gradações d força pra fazer o degradê da cor para o branco da folha), e fui circulando pela sala e ajudando eles como de costume. Eu deixei livre para eles desenharem a figura que desejassem, o importante era tentar dar volume. Claro que tiveram alunos que fizeram algo muito semelhante ao exemplo que eu levei, mas outros foram bem além.
Painel Franklin Cascaes
Apenas com os oitavos anos resolvi falar um pouco a respeito do Artista e Folclorista catarinense Franklin Cascaes. passei um texto que escrevi (uma biografia resumida) sobre o Cascaes pra eles copiarem, e depois lemos juntos uma adaptação resumida do contro "Balanço Bruxólico", que pode ser encontrado aqui: http://www.manezinhodailha.com.br/Scripts/Manecascaes.htm
Depois cada aluno escolheu um elemento que aparecia no conto para desenhar em preto e branco (dando volume á figura com hachuras0, e nós recortamos e colamos todos num painel feito com papel pardo mesmo.
Desenho Abstrato - Kandinsky
Em outra aula falei para as turmas um pouco sobre o kandinsky, a Bauhaus (pros nonos), e a diferença entre figurativo e abstrato (que realismo não é o oposto de abstrato, mas sim figurativo). Levei um texto bem resumido (que se encontra neste link), mostrei imagens de pinturas do kandinsky em livros de arte que tenho, e como de costume levei um exemplo que eu fiz pra eles seguirem para a atividade:
Eles até entenderam essa parte, mas muitos pensaram no desenho abstrato como "desenho sem sentido", e u tive de tentar corrigir falando da intencionalidade das "composições" abstratas do kandinsdy. Sairam trabalhos lindos:
Sombra com a cor complementar
Algo que organizei como matéria e passei para eles foi também um pouco sobre teoria das cores. Passei o circulo ou disco de cores, e falei de como podemos fazer sombra em uma cor usando a cor complementar aquela (a cor que fica do lado oposto no disco de cores). Expliquei pra eles como eu usei o roxo pra dar sombra no amarelo. Primeiro pintei a sombra de roxo, não muito forte pro lápis de cor não encerar demais a folha. Depois sim eu pintei o amarelo por cima do roxo e um pouco além, para passar a ilusão de volume na figura.
O lance aqui é o seguinte: se você faz o sombreado com o preto sobre a outra cor você não baixa só a luminosidade da figura mas também a saturação da cor. Quando faz a sombra com a cor complementar você baixa sua luminosidade sem baixar a saturação, além de alterar um pouco a matriz de cor (deixando o desenho mais colorido ainda). Aprendi essas cosias fazendo pixel art no computador. Não bati foto de muitos destes trabalhos, mas eis alguns:
Esse foi um exercício mais avançado, na esperança que alguns alunos que já desenham muito bem pudessem aproveitar essa informação no futuro. A maioria apenas cumpriu o mínimo solicitado.
Renascimento: ponto de fuga
Também fiz um resuminho do que acho essencial no renascimento: a mudança filosófica entre o ideal de belo e verdadeiro de Platão/Santo Agostinho, e a perspectiva humanista de observar o funcionamento do mundo, e como isso afetou a arte (disponível aqui). Depois fizemos aquele exercício já bem conhecido de desenho com um ponto de fuga:
Leitura de Imagens
Apenas com os nonos anos fiz uma atividade de leitura de imagens. Fiz um roteiro bem resumido, e mostrei minha leitura a partir da imagem de capa de um disco: https://pt.wikipedia.org/wiki/Technical_Ecstasy
Depois ajudei eles a ler imagens que eles trouxeram ou algumas que levei (cartazes de animações da Disney), analisando formas e cores nas imagens, e fazendo cartazes para expôr nos corredores da escola:
No geral eles não curtiram muito a atividade, e fizeram leituras simples sem muita preocupação. Como destaque teve um grupo que trouxe a imagem do quatro "A Persistência da memória" do Dali, e fez uma ótima leitura da imagem, interpretando que a memória era algo que não persistia muito, já que os relógios estavam se derretendo enquanto o deserto ao redor era sólido e firme (permanente).
Dioramas
Dioramas são tipos de maquetes que geralmente mostram o cotidiano de forma fiel. mas também conheço e tenho como referência de anos na internet a representação de diversas cenas, paisagens, cenas de filmes ou games, sempre com planos bem definidos. Pensando nisso eu fiz um diorama de papel, com pelo menos 3 planos bem definidos, e levei para mostrar aos alunos.
Eles gostaram bastante, e resolvemos fazer a atividade em duplas. Eles me saíram com lindos dioramas de papel, que se tivéssemos onde expor na escola com certeza o teríamos feito. Bom, eu fotografei a maior parte deles, e tenho bastante orgulho de mostrar a produção dos alunos:
Reflexões:
Essas foram as principais atividades que levei para os alunos nas aulas deste primeiro bimestre (teve mais uns textos que fiz, alguma atividade extra para emparelhar turmas, etc). O que tenho percebido dessa minha prática é que tenho aplicado muito a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa: eu contextualizo historicamente, mostro a técnica, e depois partimos para a prática (nem sempre nesta ordem). Abordagem triangular não é meu foco, mas tem servido de apoio para estas aulas mais focadas em desenho sim.
Quanto aos alunos, tenho sentido uma melhora no desenho deles. Vários alunos estão aplicando as lições que exercitamos na atividade seguinte. Por exemplo, no desenho de ponto de fuga teve alunos que fizeram questão de dar volume nas figuras. O mesmo ocorreu na construção do diorama. Aqueles alunos que gostam de desenhar outras cosias para além da aula de artes (personagens de desenhos animados, mangás, ou outros), também tem aplicado luz e sombra para dar volume ou projetado mais de um plano em seus desenhos pessoais que fazem apenas para diversão. Alguma diferença na complexidade dos desenhos de alguns alunos as atividades fizeram.
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