sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Retrospectiva 2021

Restropectiva 2021

Que ano produtivo, de muito trabalho, chego ao final exausto, mas também satisfeito com minha produção. Acho que vale a pena listar, de tanta coisa que fiz nos últimso 12 meses, esperando não ter esquecido de nada importante.


Jogos finalizados:

Foram 3 jogos meus que concluí esse ano, uma marca surpreendente, e fiquei satisfeito com a repercussão dos jogos também, principalmente para os sistemas de 8 Bits, que sairam ou ainda vão sair  também em mídia física. mais informações no meu site www.amaweks.com

Devwill Too MSX: em 2020 fiz o jogo de ZX Spectrum, (no meu itchio, meu site, e em fita k7 em Matranet) e em 2021 converti ele, acrescentando uns extras para a versão MSX. O jogo saiu também em cartuchos por uma editora francesa (Repro Factory Shop), e também uma tiragem de 10 disquetes que fiz artesanalmente. Em 2022 deve sair em cartuchos numa tiragem limitada feita aqui no Brasil.








Virgils Purgatory ZX: um remake do jogo que fiz para PC em 2017, agora para ser jogado no ZX Spectrum. Apesar das limitações de memória do aparelho, eu considero essa versão mais madura que a de PC. Além da versão digital o jogo, em https://amaweks.itch.io/virgils-purgatory-zilog e www.amaweks.com, deve sair ano que vem em fita K7 pela Phoenixware (aqui).


Aprendiz da Morte PC: Jogo que eu precisava terminar principalmente por mim, para fechar um ciclo de desenvolvimento iniciado em 2017, e acredito ser este meu último jogo feito na engine ARGS. Ficou um jogo com ideias amadurecidas, variado e bonito. Disponível em versão digital no itchio ( https://amaweks.itch.io/deaths-apprentice ) e no meu site ( https://www.amaweks.com/death ):



Jogos em andamento com o Mangangá Team (www.mangangateam.com):


Mega Devwill: Esse é um projeto que queria fazer a tempos: um remake total do primeiro jogo Devwill, que lancei pra PC em 2019. Não sei se vamos concluir ele em 2022 , mas vamos tentar.




Devwill Too Prologo: Esse é na verdade um tipo de remake da versão de Devwill Too MSX/ZX para o Mega Drive, com novos gráficos, fases, e inimigos. Esse certamente vamos finalziar nos primeiros meses de 2022.

 





Presença na Internet:


Faz algum tempinho que entendi que parte do meu trabalho, como artista autonomo e freelancer, é a divulgação na itnernet. Não sou a pessoa mais habilidosa ou atualziada com isso, mas faço o esforço de não só alimentar as redes sociais, que são efêmeras e repercutem mais no dia, horas, de uma postagem, mas em manter um registro permanente aqui no Blog e meu site.


Zé Baldinho no SESC SP: meu primeiro jogo, As Aventuras de Zé Baldinho, de 2014, foi incluído em uma curadoria de projeto do pessoal da Game e Arte (https://www.gamearte.art.br/) aprovado pelo SESC SP. O jogo ficou disponível, juntamente com outros selecionados, no site do projeto e teve texto curatorial exposto também. mais informações aqui: Projeto Lugar de Jogo



Site: em 22021 eu reinaugurei meu site agora com domínio próprio www.amaweks.com, e tenho mantido ele atualizado com os novos lançamentos de jogos além de alternativas pra quem quiser comprar por fora do itchio diretamente no mey paypal e também por PIX.



Apoios: também inaugurei minha campanha no Patreon e Apoia-se, com poucos mas firmes e importantíssimos apoiadores, que além de me ajudar a seguir fazendo meu trabalho tem acesso a todos os meus jogos completos e material exclusivo como as trilhas sonoras e artes conceituais dos jogos, além de demos de jogos inacabados ou cancelados. Espero um dia ter mais apoiadores, para não precisar de tantos freelas e ter uma produção aidna mais prolífica.


Vídeo Campanha para apoiadores

Demo de testes de Mangangá, jogo que no futuro podemos retomar.


Blog: E não posso esquecer que mantive este blog ativo, é o espaço onde posso colocar os textos mais longos, reflexões sobre os jogos, sua criação, e as direções pra onde apontam. o ano que vem promete nesse quesito também, pis formamos um grupo de amigos artistas e críticos e estamos já elaborando algumas coisas.


Mockups e Pixel arte, e trampos Freela:


Pixel Arte que fiz de presente par minha companheira retratando um momento especial da nossa travessia dos Canions na serra catarinense.


Neste 2021 ambém trabalhei bastante em cosias que ainda nem posso mostrar, por que foram encomendas pagas de terceiros que ainda não foram publicadas. O trabalho freela é assim, mas mesmo não sendo eles projetos meus, no geral eu me orgulho do resultado.


Gráficos para yeah yeah Beebiss II - pessoal da mega Cat Studios me encomendou (entre outras coisas) quase todos os gráficos deste jogo, me deram o tema (vampiros chineses), e liberdade para criar o design dos personagens. O jogo já está sendo vendido e vcs podem ver mais sobre ele aqui: https://megacatstudios.com/collections/8-bit/products/yeah-yeah-beebiss-ii



Level Design para Lords of Exile: por encomenda estou fazendo o level design de um ótimo jogo retrô para PC. Conforme o autor do jogo vai criando as novas fases eu vou criando o mapa das colisões, assim posicionamento dos inimigos e items. Aqui o kickstarter do projeto dele: https://www.kickstarter.com/projects/czazuaga/lords-of-exile



Meus mockups: são montagens, pxiel arte que realizo como projeto de jogos futuros, ou apenas pela diversão e aprendizado de os fazer. Vale rever alguns dos que fiz este ano:


Mockups de Bruxólico para ZX Spectrum


Mockups de resident Evil para Master System


Moclups de Castlevania Rondo of Blood para master System


Mockups de Wastedlandia, jogo que pretendo realizar no futuro.





Outras artes em geral:


Boneco articulado e placa de carãmica do Golem de Devwill: Fiz com oexperimento, mas também como desdobramento do retorno a esse personagem e jogo, agora sendo refeito para mega Drive. O Boneco eu quero utilizar pra fazer umas filmagens, pra que msabe utilziar no trailer e também como referência para cutscenes nessa nova versão de Devwill.






Gravuras de Virgil's Purgatory: fiz umas primeiras experiências de gravuras para O Purgatório de Virgílio, e pretendo fazer mais alguams no ano que vem. Mais imagens em postagem anterior aqui mesmo no Blog http://diarioartografico.blogspot.com/2021/12/novidades-producoes-manuais-e-planeta.html e na postagem que fiz no meu facebook: https://www.facebook.com/amaweks/posts/1246650412522441



Computador de madeira: na verdade, um notebook sem a tela, que eu adaptei e fiz uma caixa de madeira com teclado sobre ele. Utilizo na sala como "tv box", emulador, e peça decorativa também. mais imagens nessa postagem do facebook https://www.facebook.com/amaweks/posts/1249105065610309:



Instrumentos Musicais: Foi um ano em que pouco produzi de instrumentos, e praticamente não toquei (to enferrujado). Uma das resoluções de ano novo é voltar a tocar e construir mais instrumentos. Pra não fechar o ano sem nada eu fiz um pequeno orocongo de cabaça e outros materiais:






Com certeza tiveram outras produções, espero não ter esquecido nada importante.

Aqui links de postagens minhas no twitter relacionadas à retrospectiva:

https://twitter.com/amaweks/status/1420146452173570055?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1418939742117404679?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1433545284173262885?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1442591225777950722?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1445881344324685824?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1416139205407825930?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1394429965412745216?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1392925434103353349?s=20

https://twitter.com/laudelino7/status/1370724382251827201?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1366513203153428484?s=20

https://twitter.com/amaweks/status/1364358059137658881?s=20

https://twitter.com/nanochess/status/1345152101530415105?s=20


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