O ano de 2023 foi difícil pra mim, trabalhando muito mesmo, ganhando pouca grana, mas sobrevivemos aqui em casa. Então apesar de tudo foi um ano bastante produtivo, onde finalmente finalizei grandes projetos, viajei e divulguei meu trabalho em eventos e feiras de rua.
Lançamentos Digitais
Como de costume, consegui lançar novos jogos autorais, primeiro o Bruxólico, que havia iniciado em 2022, e um novo capítulo no game O Purgatório de Virgílio.
Bruxólico
Meu maior e mais querido projeto até então, o game para ZX Spectrum inspirado na obra de Franklin Cascaes, demais artistas populares e folclore aqui da Ilha de Santa Catarina. Um jogo, um livro ilustrado de 40 páginas, e 6 áudio narrativas que o complementam, sendo a versão em português narrada pelo Márcio Fernandes, e a versão em Inglês por mim mesmo. Em 2024 deve sair a edição física do jogo pela Teknamic.
O Purgatório de Virgílio 2.0
Não apenas uma atualização com "bug fixes", mas uma versão completamente expandida, agora o jogo é dividido em dois capítulos, sendo o segundo completamente inédito. Além disso foram sim adicionadas melhorias, novas telas na primeiro capítulo, novos itens e ajustes nas mecânicas do game. É a versão definitiva, e que em 2024 deve também sair em edição física pela Teknamic.
Lançamentos Físicos
Este ano também contou com lançamentos de jogos em mídias físicas, o que busco fazer em parceria com pessoas e empresas como a Teknamic e agora também a Falcon Soft.
TCQ Cartucho MSX - Bitnamic
Depois da versão em disquetes a Bitnamic agora conta com a versão em Cartuchos:
Devwill Too ZX2.0 - Teknamic
Edição linda e caprichada, com bela caixa, artes impressas na fita k7, uma mini pôster com o mapa do game, e um livreto de altíssima qualidade que tem de uma face o manual de Instruções detalhado e do outro uma revista em quadrinhos, contando até com "seção de cartas" dos leitores (comentários da internet).
Devwill Too Prólogo - Falcon Soft
Versão inédita em cartuchos do remake do jogo de ZX Spectrum para o Mega Drive. Também tem um manual de instruções dolorido com a História em Quadrinhos e conta com um encarte "reversível", de um lado tendo a capa em sua versão "nacional" e do outro a versão "japonesa".
Livrinhos e outras artes
Bruxólico
Livrinho estilo Cordel de O Purgatório de Virgílio
Quadrinhos Devwill Too
Zines
Participação em feiras e eventos
Pra mim é um grande esforço sair de casa, ir a eventos e conversar com as pessoas. mas quando acontece, é sempre muito positivo, e se for pra monologar eu não tenho problemas, falo um monte a respeito do meu trabalho como artista e Joguinista. E olha que eu gasto saliva, geralmente fico o dia inteiro em pé, abordando aqueles que se achegam com olhares curiosos, mas tímidos demais para perguntarem ou pegarem nos controles, e já vou despejando minhas informações e os convidando a jogarem. Nesse ano eu fui a algumas feiras e eventos, em minha cidade, outras do estado, e também a Porto Alegre e São Paulo.
Feira Cascaes - Florianópolis, julho e outubro.:
Feira de rua que leva o nome do nosso maior artista popular. Lá fui eu, com o fliperama Anacrônico, feito de canos de PVC, um notebook velho, controles, e uma capa de pano, levando meus jogos para as pessoas jogarem. Em julho foi o lançamento "oficial" e presencial de Bruxólico, já em outubro além da feira participei do desfile de fantasias do "Baile Místico", com o personagem do Boi-Fantasma, protagonista do game Bruxólico.
Festival Jogatório - São Paulo, Maio
Quando pessoal de SP abriu as inscrições e falou que tinha ajuda de custo, eu decidi encarar essa. A ajuda deu certinho pra viagem de ônibus e para o hotel. Foi muito legal por que o público, assim como nas feiras de rua, era bastante heterogêneo, indo desde desenvolvedores de jogos à moradores de rua. Como sempre, as famílias com crianças eram os que mais se interessavam pelo jogo, e educadores o s que mais conversavam comigo sobre minhas propostas e apostas. Vendi alguns livrinhos lá também.
Lambe Floripa - Florianópolis - Setembro
A convite do artista e amigo Wilton Pedroso participei do lambe Floripa, seu projeto que reuniu artistas locais e de outros estados para colar lambes, cartazes com suas artes, por toda a Cidade. Colei várias figuras dos personagens de Bruxólico pelos postes de alguns bairros, e participei também de noite de Hip Hop em um bar na Joaquina, mostrando minha produção e disponibilizando meus jogos para serem jogados no Fliperama Anacrônico.
Feira Junção e Ateneu Libertário - Porto Alegre
A convite do Pedro Paiva, um dos mais relevantes joguinistas do video game underground brasileiro (e por que não mundial?), e com quem estou sempre trocando figurinhas, fui a sua cidade, mostrar meus games e livrinhos. Expor lado a lado ao Pedro (o que já fizemos aqui em Floripa e em SP no SESC Interlagos) é sempre uma satisfação. No sábado participamos da Feira Junção, e no domingo abrimos a pequena sala do Ateneu Libertário A Batalha da Várzea com nossos fliperamas.
29º Açor - Araquari
A Convite da Casa dos Açores eu participaria de seu estande no 29º Açor, Festa anual da Cultura Açoriana, na cidade de Araquari, ao lado de meus pais, ceramistas artistas populares desta Ilha. Eu não pude ir por motivo de doença, mas meus pais levaram o Fliperama e meus livrinhos, assim como os Banners informativos sobre meu trabalho. Foi a primeira vez que enviei meu trabalho e não pude estar presente, mas foi interessante, e os relatos de meus pais condizem com minhas impressões a respeito do quanto as crianças não tem barreiras cronológicas em relação aos jogos: não importa se o game parece moderno ou antigo, elas querem é jogar.
Retro SC - Criciúma e Florianópolis
Como de costume, participei da Retro SC, primeiro na edição de Criciúma, no primeiro Semestre, e em Florianópolis em Novembro. É sempre legal e uma satisfação participar desta feira, que aos poucos está atraindo mais desenvolvedores de jogos, e não apenas colecionadores e lojistas.
Repercussão na mídia
Foi tanta repercussão que ficaria extenso listar uma por uma aqui. Apareceram matérias em vários números da Revista Crash, especializada em ZX Spectrum, saiu menção em jornal impresso local quando da participação da Feira Cascaes, e entrevista completa na Crash, na Revista Replay da Argentina, e no Áudio Documentário Fase II, o qual eu deixo o link abaixo, sendo que as demais publicações citadas estão aqui nas postagens anteriores do Blog.
Projetos e Perspectivas para 2024
Como de costume, em 20123 eu não realizei todos os projetos planejados, mas realizei vários, além de outros que nem estavam no horizonte. Em 2024 quero ficar mais quietinho no meu canto, vou me ausentar das redes sociais, não quero participar de muitos eventos, mas quero seguir produzindo jogos, pelo menos um novo jogo autoral, provavelmente para ZX Spectrum. Já estamos programando, eu e a Teknamic, o lançamento do Virgil 2.0 e de Bruxólico em edições físicas, até a metade do ano, e se por ventura eu fizer outro novo jogo certamente também sairá em fita k7 pela Teknamic
Quero também seguir produzindo outras artes, muitas gravuras e artes manuais, e mais livrinhos e zines. Preciso gravar uns vídeos dos novos instrumentos musicais que eu construí em 2023 e que nem estão publicados ainda, e quero conseguir tempo para ensaiar e tocar. Quem sabe esse ano eu também tento fazer cinema, um curta metragem, de algum dos meus jogos, que sabe, veremos.
_______________
PS: Querido Diário Artográfico, eu nunca sei se estou aqui escrevendo para alguém mais, ou apenas para mim, De qualquer modo, se ninguém mais o ler, estamos aqui ambos organizando ideias, criando registros e síntese de processos. Sabemos que isto é assim desde sua concepção, em 2014. E seguiremos enquanto existirmos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário