domingo, 16 de outubro de 2016

Aulas

Festival de talentos


Para a próxima sexta, dia 21 de outubro, estou organizando na escola em que trabalho o nosso festival de talentos, juntamente com o dia das bruxas com o tema "As bruxas de Cascaes". Haverá exposição de fotos, desenhos, e artesanatos dos alunos, assim como um concurso de fantasias, batalha de Rappers, e apresentações musicais. Fiz um cartaz de divulgação simples para os alunos convidarem seus familiares e amigos:


Estou cobrando que todos os alunos participem do festival, e contribuam de alguma forma pois serão avaliados por isso. Aqueles que não vão apresentar nenhum show, expor imagens e/ou objetos, ou participar do concurso à fantasia, terão de pelo menos ajudar a produzir a festa , principalmente a decoração a partir do tema dos desenhos de Franklin Cascaes. já articulamos tudo, as turmas vieram com ideias bem legais, e segunda feira a noite vou especialmente na escola para produzirmos parte desse material e ensaiarmos. Quinta também produziremos mais coisas para que o festival ocorra na sexta. Depois coloco algumas fotos aqui no blog.

Adoro essas bruxas diabólicas com cabelo de vassoura

Aulas sobre cinema


A parte final do bimestre passado foi ver e discutir o filme Metropolis (1927), the Fritz Lang. Tenho de avaliar que foi mesmo difícil trabalhar o filme, e não foi por que os alunos não tivessem capacidade de se concentrar ou de decodificar um filme em linguagem cinematográfica que eles não estão acostumados. o maior problema foi o tempo. O filme é longo, e imprevistos aconteciam: uma noite não podia usar o projetor todas as aulas, noutra fiquei doente acamado, e outras duas ou 3 tivemos paradas pedagógicas em função de incidentes imprevistos na escola, além do conselho de classe num dos dias que dou aula também.




Passar o filme picado não foi problema em si: antes de começar a seção eu lembrava eles sintetizando o fragmento que havíamos visto na semana anterior. A linguagem cinematográfica pouco usual para os alunos (preto e branco, filme mudo, metafórico, simbólico e expressionista) não foi problema, já que fomos conversando aos poucos (a semana na metade que não pudemos usar o projetor obrigou essa pausa e conversa). Ao final, não consegui terminar de passar com 3 turmas, e a conversa final com eles se resumiu á 20 minutos.

Concluí que não adianta, no espaço da escola (ao menos em aulas de 45 minutos) não dá pra passar um filme tão grande sem editar previamente fazendo cortes. mais vale editar, cortar partes (por mais que doa fazer isso) e trabalhar melhor o filme. fazer uma pausa no meio (exibir metade numa semana, depois na seguinte conversar e fazer alguma atividade a respeito, e ver o restante do filme na terceira semana) pode ser um planejamento bom pra trabalhar o filme em espaços de aula de 45, 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário