Num ano tão conturbado na educação, reflexo de um mundo conturbado, senti na pele toda a crise que chega até nós, uma escola pequena de bairro. É um ano, mais que em outros, pra parar, avaliar o que foi bom e ruim, e planejar um 2017 letivo diferente.
Aulas sobre cinema
Algumas coisas deram certo, outras saíram pela culatra, e é hora de avaliar as atividades. Restando apenas uma média de 3 encontros para que eu finalize as atividades com as turmas, resta agora acertar notas, pedir trabalhos de recuperação, e preparar os alunos para o ano que vem. Bom, vamos a avaliação.
Muita coisa deu errado esse ano, não só pelos problemas da escola, que se acentuaram, mas por falha de planejamento meu. Tentei exibir filmes longos na íntegra, sem editar, e realmente, não é possível de fazer isso no tempo da escola (tempo da fábrica). Filmes de até uma hora ão tranquilos, mas um filme como Metrópolis, de Fritz Lang, é impossível de passar na íntegra. Outro problema foi a dificuldade de intercalar diferentes tipos de atividades, ficamos preso ao filme, que por causa de imprevistos, passamos 5 a 6 semanas tentando terminar de ver. o conteúdo sobre os filmes ficou um tanto solto, no começo me organizei, pesquisei, escrevi a respeito, passei no quadro para os alunos copiarem, fiz apresentações de slides. Mas no final, quando perdi o controle, já nem tinha mais energias pra tanto.
mas, na minha avaliação, algumas cosias deram certo. Exibir o filme "O Garoto", de Chaplin foi legal, eles corresponderam bem, e vimos em apenas um encontro. Um filme atemporal, que prendeu a atenção de alunos que pouco se expuseram a filmes mudos e PB. Começar o terceiro bimestre ensinando pra eles como resumir e não copiar um texto da internet foi valioso, por que muitos relatórios sobre os filmes que os alunos produziram ficaram de satisfatórios a muito bons. Tiveram os bem matados também, como sempre. Começar o conteúdo com a exibição de Viagem a Lua, somado as explicações e slides que mostrei sobre a "magia" do cinema de Melies, culminando na atividade de criação de vídeos curtos gravados pelos alunos com seus smartfones, foi bem legal e frutífero. Algo pra se inspirar e desdobrar em outras atividades no futuro. Relacionar todos os filmes que eu mostrava, livros ao qual se referiam, referências na cultura pop, era algo que aproximava os alunos de nosso tema e objeto.
Festival de Talentos e dia das bruxas.
Aproveitando que os terceiros anos da escola queriam fazer uma festa de dia das bruxas, organizei o festival de talentos da escola. Foi uma trabalheira, mas valeu a pena, e fiquei bem feliz com o que os alunos produziram, ensaiaram, e mostraram para nós. Deixei a câmera na mão dos alunos (enquanto eu articulava tudo), e por isso não tenho imagens de tudo. Uma falta especial é a dos desenhos dos alunos, alguns muito legais, inspirados nos desenhos do Cascaes. Quero conseguir vídeos que alguns alunos do terceiro ano gravaram.
Professor@s e alun@s guerreiros que ficaram até o final da noite.
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A Bruxa espantalho ta turma 11, feita com os materiais que Franklin Cascaes usava pra fazer bonecos de presépio.
Arthur fazendo sua apresentação de dança
Franklin Cascaes
War pigs - Black Sabbath: Diego e Gabriel
Californication - Red hot Chili Peppers: Ananda, Gabriel, Alison.
Writing's on the wall - Sam Smith, com Ananda
Improvisos de Rap com o professor Bruno e Patrick
Pescador de ilusões - O Rappa: Prof Bruno e Levi.
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