Reta final na escola, fechamento de notas, conselho de classe, e prova final. Antes de fazer uma avaliação do ano, quero relatar a última atividade que realizei com os alunos. Pra não fugir do tema das distopia, e precisando de um filme que fosse curto, resolvi passar para meus alunos o EP02 da primeira temporada de Black Mirror, com o título 15 milhões de Créditos. Pra quem não conhece é uma série com poucos episódios, cada um deles com um arco fechado de história, e situados em diferentes versões de distopias tecnológicas. Cada episódio é um pequeno filminho de quase uma hora. Então, depois de assistirmos, e debatemos sobre o filme, perguntei o seguinte:
1 - Identifique dois elementos da história que são contados pelas imagens e sons, não estritamente pelo discurso, e explique com suas palavras.
2 - Identifique um elemento da narrativa que o filme não explica, deixando em aberto para nossa imaginação completar. Conte como você completaria a história com suas palavras.
O que eu queria era que eles pudessem entender que forma e conteúdo estão totalmente associados na arte, em todo tipo de arte. No caso do cinema, são as formas de se narrar um a história através de sons e imagens em movimento que encadeiam ações, paisagens, fragmentos de vida dos personagens, para nos transportar para algum mundo imaginário, por vezes não tão distante de nossa realidade objetiva. Bom, no final fiquei bem feliz com as respostas deles, tanto que anotei algumas pra postar aqui no blog. As respostas estão sintetizadas abaixo, os trechos em aspas estão escritos exatamente como nas palavras do aluno, e entre par~enteses estão comentários meus:
Resposta 1:
- A vida naquele lugar faz eles perderem a noção de tempo
- Como aquele mundo era visto pelo protagonista: monótono e chato, como se ele não vivesse e sim apenas existisse.
- "Eles passavam vídeos ridicularizando os gordos para que colocassem medo em todos que estão na bicicleta, por que sem as bicicletas não teria energia" (os gordos eram a escória, a classe mais baixa que tem função de manter os "da bicicleta" com medo de perder aquela vida também cruel, pois existia algo ainda pior)
Resposta 2:
- Eles estão lá por que acabaram com a água do planeta, precisam de energia pra gerar água.
- Fora daquele lugar vivem os miseráveis, e quando fazem 21 eles tem a "oportunidade" de ir para as bicicletas e ter uma vida "menos" miserável.
- Uma distopia onde se depende da tecnologia. Aos 21 nas bicicletas, mas ali só existem jovens. Talvez aos 30-35 eles fossem obrigados a comprar um aplicativo que "possibilite" (obrigue) formar família (ideia interessante, e teria sentido naquele mundo. A constituição da família seria mais uma forma de controle e reprodução daquele tipo de existência)
- O mundo chegou aquele ponto por que nós gastamos todos os recursos naturais
- "Os recursos do planeta acabaram e os menos favorecidos foram levados para a bicicleta"
- Não mostra quem cultiva a comida: Quem sabe as pessoas mais velhas são levadas para um lugar onde se cultiva a comida.
- O mundo lá fora não está destruído, está na mesma, mas as pessoas "de dentro" devem acreditar nisso para ficarem ali naquela vida.
- Acabaram os combustíveis fósseis e só sobrou a força motriz humana
- Existem outros "prédios" (complexos) como aquele por todo o planeta, e as pessoas estão ali como escravas, "uma escravidão meio que por escolha, pois eles acreditam viver apenas em função das milhas.
- Não fica explicita a relação daquele futuro do filme com nosso presente: tem os excluídos por serem "diferentes" (na verdade "improdutivos") e as pessoas "vivendo" em ambientes virtuais.
- Não mostra o que acontece depois: que os dois protagonistas poderiam se reencontrar e ver como é o mundo lá fora (alguns alunos sentiram falta de um "happy end" a lá Disney ou Spielberg)
- Destruímos o planeta e tivemos de nos mudar para uma estação no espaço (pouco provável pelo filme)
- Alienígenas vieram e destruíram tudo no planeta (o velho clichê que põe a culpa da destruição num agente externo)
Foi muito legal que tiveram respostas que eu nem tinha imaginado, por exemplo, a ideia de que o mundo fora daquele complexo apresentado no filme estaria OK, mas para manter as pessoas daquela sociedade em controle era preciso acreditar num mundo destruído. Acho que fui feliz em fazer apenas estas duas perguntas para os alunos, e a pergunta "criativa", de pedir pra eles criarem explicação para coisas que não estão no filme, obrigou eles a pensar em algumas coisas (obvio que ouve mediação prévia, conversamos sobre alguns desses aspectos antes). Em fim, penso que o legal desta série é que é impossível assistir ela e não sair com algumas perguntas na cabeça.
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