segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Prêmio Edital Gelci José Coelho, dezembro de 2023

Á época eu havia publicado uma "Notinha" nas minhas redes sociais, mas acho que preciso agora fazer uma postagem de vedade aqui no Blog.


No final de 2023 eu me inscrevi, com todo meu trabalho de joguinista na cultura, com destaque para o trabalho que fiz criando games com emsu alunos enquanto professor de 2014 à 2018, e ao Game Bruxólico devido ao seu ciálogo com a cultura da cidade, na premiação pela lei Paulo Gustavo. E pra minha felicidade, eu fui um dos dois ganhadores na categoria "Cultura Digital", com esse trabalho acumulado de 10 anos criando jogos dialogando com a cultura em geral.





Foi uma felicidade ver meu nome no diário oficial, ainda mais por que o edital, aqui em Florianópolis, levou o nome de Gelci José Coelho, o Peninha, figura importantíssima da nossa cultura e que havia falescido a pouco tempo. Peninha, o contador de causos, o mágico que preservou e deu toda a projeção que pode à obra do seu mestre Franklin Cascaes. Peninha que além disso, o que ja era muito, era um artista de mão cheia e deixou toda uma produção original sua, também em diálogo com o Cascaes e a cultura local.

Detalhe de pintura em estandarte de meus 
pais representando peninha e Cascaes.


Eu sei que devo esse prêmio em grande medida ao trabalho (ainda não estgotado) com o Game Bruxólico, que foi um acúmulo de ideias e experiências, e vontade de criar algo a partir da cultura local e inspirado no Franklin Cascaes, em Peninha, e também no trabalho de meus pais, que são ceremistas tradicionais aqui da Ilha. E o prêmio veio em boa hora, providencial eu diria, por que fechar as contas sobrevivendo como artista é algo bem difícil, as vezes.



Quero deixar público aqui o currículo que apresentei para concorrer ao prêmio, mostrando minha produção, caso alguém queira conferir:

https://drive.google.com/file/d/1UE5zXMAh96MnN8XLP4trRtJn7EHC8Mv5/view?usp=sharing






Tarrafa da Magia - Temporada de "saídas de campo"

E esses oubrubro e novembro de 2025 estão cheios de eventos que preciso atender, tá corrido (risos)...

Começando pela participação no evento "Tarrafa da Magia", a convite do Harnnon do Tarrafa Cooworking (https://www.instagram.com/tarrafacoworking/). Eles estavam comemorando 7 anos do espaço de coowrking deles, e nada mais adequado que fomentar a acultura com bandas, apresentações teatrais, atividades infantís e feiras de arte.





Participei na abertura, sábado dia 25, no domingo dia 26, que foi o dia da feira de arte, e no encerramento dia 31 de outubro, com o fechamento no dias das Bruxas. Foi legal, e apesar de ser num shopping, um tipo de espaço onde eu ainda não tinha levado meu trabalho, o fato de ser um espaço mais "de bairro" e cheio de crianças, acabou que tornou a experiência interessante. Crianças jogando o game Bruxólico não faltaram, sempre tinha fila para jogar no fliperama.


Vídeo da participação nos dias 25 e 26/out.

No dia da Feira também levei meu artesanato e artes musicais, tirando um tempinho para tocar e demonstrar meus instrumentos em funcionamento. Também foi um momento gratificante, por que volta e meia aparecia alguém interessado em conversar e saber mais a respeito. E para encerrar, levei a minha "fantasia" de Boi-Fantasma, pra fazer aquela "aparição" dele no meio das crianças, e ainda sendo surpreendido pelas bruxas que tentavam me cercar (risos).


Vídeo da participação no dia 31/10


O que posso dizer, foi uma experiência cultural, pra além do videogame, e é isso que sempre me interessa nesse tipo de saída de campo. No mais, sigo confirmando outras observações anteriormente notadas, principalmente no que diz respeito a sua interação curiosa e de aprendizado rápido com o fliperama e com o game. Não é por que elas nasceram no mundo dos games de celular e redes sociais que elas não possam se encantar (e algumas demonstram exatamente isso nesses termos, um encantamento) com um game retrô, aparentemente simples, mas recheado de história e cultura (sem modéstia).


Mais registros logo abaixo (fotos por Diego Canarin, Antônio Gabriel M.V., e Amaweks)