terça-feira, 25 de março de 2014

Outras turmas...


Além do planejamento de longo prazo que trata de diferentes formas de narrativas, e gerar imagens pra elas indo do real para a representação, para o real, e assim segue, construo outra aula com outras duas turmas. São as "tocatas visuais", como dizem meus amigos Leo e Lucas. Eu e os alunos vamos construir instrumentos e tocar, sempre nesse movimento, criando imagens a partir da música e também o inverso. Tocatas são democráticas, aceitam músicos e não músicos, e e ambos tem o que aprender com elas.

Por algumas aulas sentamos e fizemos ocarinas. Sempre no final da aula tentávamos soprar elas. Saiu som? Então guardamos, se não saiu som, amassa e coloca no bloco de argila novamente. "A, prof, desmanchar? Deu um trabalhão, eu não vou fazer de novo isso..." "Isso mesmo, desmanchar as que não tocaram". 

Desprendimento e diálogo com o real: se fosse uma atividade de faz de conta, comum na escola, ficaríamos felizes em mostrar elas para os pais e dizer que servem pra algo. Mas não tem faz de conta, não é "trabalhinho de escola", nem mera recreação, é fazer no real. No mais, quem trabalha com cerâmica sabe que é assim: não atingiu o objetivo, faz mal, não se desperdiça a argila, amassa tudo e tenta de novo.


Ocarinas feitas pela turma 22 em 3 tentativas.

Ocarinas feitas pela turma 31 em 4 tentativas.

Números engraçados: Na primeira tentativa nenhuma ocarina saindo som (esperado), na segunda, duas tocando, na terceira 3, e na quarta 4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário