sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Livros Ilustrados

A seção de Downloads foi atualizada com os livros ilustrados produzidos por meus alunos de uma turam de CEJA, no primeiro semestre de 2014.

Este foi o trabalho de mais longo prazo que fizemos. Os alunos pediram um desenho em folha A3 para uma criança. Analizamos os desenhos e conversamos sobre as fases do desenho infantil. Desenhamos e também colorimos os desenhos das crianças tentando dar volume a eles. Depois começamos a elaborar as narrativas. Os alunos se juntaram em duplas, pegaram os desenhos das crianças que trouxeram e coloriram, e começaram a escrever as histórias.

A maior dificuldade dos alunos foi o "meio" da história: eles entenderam bem que precisavam gerar um conflito para iniciar a história (Exemplo: uma criança que se perde e quer voltar para casa). Mas resolviam o conflito muito rapidamente, sem dar corpo para essa busca do personagem em resolver seu conflito. Depois de um esforço maior conseguimos superar essa dificuldade.

Depois pegamos xerox dos desenhos, bloquinhos de folhas em branco, e os textos, e começamos a recortar e colar tudo, decidindo o lugar de cada imagem e texto, suprimindo e complementando o que fosse necessário. Com os "bonecos" dos livros (protótipos dos livros) prontos, eu levei pra casa, digitei o texto, digitalizei as imagens, e diagramei conforme o que os alunos fizeram, com correções sutis. Ao final todos levaram cópias de todos os livrinhos para entregar às crianças.

Abaixo o link para cada um dos livrinhos em formato PDF:


Nenhum comentário:

Postar um comentário