Faz algum tempo que eu não comento sobre minhas aulas. Andei um pouco desanimado, as turmas não correspondiam, a escola estava muito bagunçada, enfrentávamos vários problemas de indisciplina, falta de professores, falta de estrutura (sem se quer telefone na escola), entre outros problemas. Nosso diretor não aguentou e pediu para sair. Mas semana passada a diretora nova chegou cheia de gás, e estou otimista com a melhora (que já vem sendo sentida) de nossa escola.
Aulas de teoria musical
Depois de fazer ocarinas de cerâmica, e de ter alunos entupindo os vasos sanitários da escola com minha argila, fui obrigado a sentar a poeira e passar matéria no quadro para cobrar uma prova. Sendo assim, passei um pouco para os alunos sobre as notas musicais, escalas musicais, como achar a escala a partir dos intervalos (Tom, semi-tom, tom, etc) e o básico da notação musical sobre a pauta (só o que sei também, por que toco de ouvido). Foi trabalho de quadro, alunos copiando, fazendo exercícios das escalas, prova, e uma demonstração prática com o teclado.
Partindo para novos caminhos
Pra finalizar essa parte de Música, que acho que já saturou (e cheguei no meu limite sobre o assunto, ao menos do tanto que podia planejar para agora), finalizei com uma semana da atividade "Forma e conteúdo na Arte 3", e uma reflexão final sobre o caráter abstrato e figurativo na música (em comparação com as artes visuais. Semestre que vem quero trabalhar um pouco de cinema com os alunos. não por coincidência achei num sebo dois livros legais pra ler nas férias e me preparar para o terceiro e quarto bimestres, o "O que é cinema" da coleção Primeiros Passos e um pequeno almanaque da "Times" traduzido pela revista "Isto é" em meados dos 90.
Forma e Conteúdo na Arte 3
A proposta dessa atividade, um pouco diferente das anteriores, foi sentir e analisar uma música que é trilha sonora de uma cena de filme. Os alunos ouviram a música, escreveram em uma folha que cenários, sentimentos, relações, sentiram ao ouvir a música. Depois conversamos sobre, e eles copiaram informações sobre a composição (Funeral da rainha Mary, que foi adaptada para a cena de abertura do Filme Laranja Mecânica)
Obs: Para os alunos eu passei legendado
Depois de feita a discussão, e de chegarmos ao consenso de que a música era "arrastada", triste, que os lembrava de guerra, morte, funeral, entre outros adjetivos, assistimos a cena de abertura do filme de Stanley kubrick. Conversamos sobre a cena, todos expressaram seu "estranhamento" com aquela cena, os objetos, as pessoas que ali estavam, e as coisas "estranhas" que o protagonista, Alex, narra em off.
Em seguida eles copiaram informações sobre o filme (Sobre Anthony Burgess, autor do romance original), ano de edição do livro, de exibição do filme, direção, e resumo bem sucinto de parte da história. Conversamos a respeito, e depois expliquei para eles alguns elementos da cena:
Enquadramento: expliquei o que era e vimos como era o enquadramento da cena: com ponto de fuga central, simétrico, fechado na face de Alex de início, e abrindo aos poucos para mostrar o seu entorno, sempre mantendo o mesmo ponto de fuga.
Cadência: a velocidade, ritmo, da cena e da câmera, como tudo ali se move devagar, Alex bebe leite de forma solene, tudo no cenário parece quase estático, a câmera se distancia devagar.
Discurso; a narração de Alex, as palavras estranhas que ele fala.
Por fim, pedi aos alunos que tentassem criar alguma relação entre as características da música com as características da cena como um todo. Ainda não corrigi os trabalhos, mas já percebi que muitos alunos relacionaram a questão da cadência lenta de ambos os elementos, e outros foram além criando suas relações.
Link para a apresentação de slides: http://www.slideshare.net/pauloandres54/forma-e-contedo-3
O Abstrato e o Figurativo na Música
Pra finalizar o assunto, pensei em algo que eu poderia fazer a partir de minha formação em artes visuais. Sem querer reinventar a roda, pensei que poderia relacionar a composição musical com a composição imagética, e sublinhar a diferença entre aquele conteúdo que é intrínseco á forma da arte, para além dos discursos que se façam presente. Sei que na música letrada o discurso (narração, poema, etc) acaba fazendo parte da forma desta. No entanto, o poema não é algo próprio da música, algo que só a música tem. Abaixo o link para a apresentação de slides a respeito:
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