sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ataques á educação

Estamos todos atônitos e desnorteados


A "doutrina do choque" parece que funciona muito bem, e quando você pega um sujeito e o tortura, chega um ponto em que a pessoa fica totalmente sugestionável, e aceita os maiores absurdos apenas para parar com aquela loucura. O mesmo se aplica à sociedade: você coloca uma população em choque e passa "medidas impopulares". medida impopular é um eufemismo cretino, por que o que vem é rolo compressor. A Naomi Klein é quem dá uma boa explicação disso para nós:




Ontem o presidente da república assinou uma medida provisória alterando totalmente o Ensino Médio de nosso país. Isso mesmo, uma alteração profunda que não foi debatida com a sociedade, principalmente com professores e acadêmicos de cada área, que são os especialistas no assunto. Não, no lugar disso vamos ter um Ensino Médio estruturado por burocratas. Nós que estamos na escola sabemos muito bem que ela está falida e precisa ser reformulada, mas esta não é a reformulação que vai salvar a educação, pelo contrário.

A carga horária: de 800 para 1400 horas anuais. A princípio parece bom, mas já pensaram nas condições efetivas disto? Ao mesmo tempo que aumenta a carga horária, tramitam várias medidas provisórias que desvinculam verbas da educação e saúde. Como você aumenta carga horária diminuindo o dinheiro? E com que salas de aula? As aulas diárias seriam de 7 horas, parece.

Vejam bem, a escola em que estadual trabalho, na Barra da Lagoa, usa um prédio emprestado da prefeitura. De dia a prefeitura ocupa 100%% do prédio. Só podemos usar o espaço a noite. me digam, ano que vem ou depois, vai ainda existir Escola de Ensino Médio na Barra da Lagoa?

Artes, educação física, sociologia e filosofia saem do currículo (pra que um povo que pensa, questiona, ou tem sensibilidade estética?). Já vi que ficarei sem escola em breve. E vai mais longe, de cinco áreas de aprendizagem definidas no projeto (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, e formação técnico profissional), a escola ou rede de ensino só será obrigada a ofertar duas destas áreas. Já viram que ciências humanas deve ser varrida do ensino médio né?. A lei não especifica isso, houve muita confusão e desinformação. Em parte pelo próprio MEC, que divulgou informações errôneas em seu site, e do G1, que concluiu cosias sem ler a lei. O Importante agora é acompanhar o que será da Base Curricular Nacional, por que ela que vai definir o que será obrigatório ou não. A lei, como está ainda tem problemas, como não estabelecer um mínimo de horas voltadas à base curricular, entre outros.

Desinformação


A internet é engraçada. estou a uma hora procurando, e não acho o texto da MP na íntegra. Tentei no site do senado federal, mas não sei o número da MP. nas notícias de portais que achei não citam o número da MP ou o link do texto integral, apenas fazem recortes do texto. É uma informação seletiva que nos desinforma. Se alguém tiver o link do texto integral, por favor, poste nos comentários. Aqui o link de matéria no G1 que traz uns trechos do texto (essa era a matéria confusa e cheia de conclusões erradas do G1):

http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml

Me parece agora que muita gente queria ver desastre nessa nova lei, e viu, e me surpreende o fato de que muita gente ainda bateu palmas para a por enquanto suposta extinção de várias matérias e não obrigatoriedade de outras no Ensino Médio. Fiquemos ligados.

O que queremos?


Como provocação a meus amigos e leitores de ocasião deste blog maldito e perdido no ruído da internet, deixo um vídeo sobre meu sentimento em relação a nós, cidadãos pagantes de impostos, e o mundo que nós temos construído:








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