quarta-feira, 20 de outubro de 2021

O Purgatório de Virgílio na internet

 Até o momento o jogo teve algumas menções em sites de nótícias de jogos ou forums. Curiosamente, todos gringos, nenhum brasileiro. Ao final fiz uma tradução livre de uma bela resenha em inglês que está no youtube.

Menções na internet:


Planeta Sinclair (português)

http://planetasinclair.blogspot.com/2021/10/saiu-virgils-purgatory.html


Spectrum & Retro news (espanhol)

https://spectrumandretronew.blogspot.com/2021/10/virgils-purgatory-zilog-zx-spectrum.html


Indie retro news (inglês)

http://www.indieretronews.com/2021/10/virgils-purgatory-dont-lose-your-head.html


Menção sem texto

https://www.retromania.pt/cms/2021/10/15/zx-spectrum-virgils-purgatory/


Video Saberman:

https://www.youtube.com/watch?v=_qkqQRiD1tA


Site Romhacking Russia (Russo, tradução do Google abaixo)

http://romhacking.ru/news/novaja_igra_virgils_purgatory_na_zx_spectrum/2021-10-17-7943

https://romhacking-ru.translate.goog/news/novaja_igra_virgils_purgatory_na_zx_spectrum/2021-10-17-7943?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=en-US&_x_tr_pto=nui


Feed de notícias francês (texto em inglês)

https://mechanism.fr/getRecord.php?id=964


El mundo del espectrum (espanhol)

https://www.elmundodelspectrum.com/nuevo-virgils-purgatory-2021-amaweks/


Notícia e Polonês (traduzido em PT pelo google)

https://pixelpost-pl.translate.goog/virgils-purgatory-zx-ze-spectrum-na-poszukiwania-glowy/?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=en-US&_x_tr_pto=nui


Video do jogo inteiro e resenha (inglês):



Minha tradução livre da resenha na descrição do vídeo:


O Purgatório de Virgílio é um jogo de plataformas "metroidvania", e mistura elementos da história do Cangaço Brasileiro, sua popular literatura de cordel, e a Divina Comedia de Dante Alighieri. Essa história them um final infeliz com o lider dos cangaceiros decaptado, mas nesse jogo você tem a oportunidade de vinga-lo e ter sua cabeça de volta.

Virgílio está preso em seu próprio purgatório, e agora ele precisa procurar sua cabeça perdida para completar seu destino, mas de começo ele encontra outro substituto para sua cabeça. Esse substituto na forma de crânio de boi pode também ser utilizado como arma, mas quando você aremessa a caveira em um inimigo você deve recolher ela novamente do chão.

O jogo é projetado como um mundo aberto, e você deve perambular por todo o purgatório para encontrar seis artefatos, encarar 4 chefões, ganhar novas habilidades e ganhar acesso á novas áreas, que são visulamente inspiradas pela arte da xilogravura.

Durante sua procura você encontrará um peregrino que vai lhe dar dicas do que fazer a seguir, e há também "O Anjo da Agonia", que generosamente vai restaurar sua barra de vitaldiade quando visitado.

A maioria dos artefatos vai abrir novas áreas, então você deve prestar atenção á aparencia dos signos que estão posicionados próximo ás entradas bloqueadas, mas alguns dos artefatos vão lhe dar novas habilidades tais como pulo duplo e um modo "boomerang" para o seu crânio de vaca.

Apesar de algumas das telas serem reutilziadas este é um jogo feito em AGD um tanto grande com diferentes locações para explorar, ele funciona e controla realmente bem com um fino balanceamento da dificuldade, e um enredo especial e único.

O author deste jogo também fez o coloridíssimo Devwill Too ZX (veja em: https://www.youtube.com/watch?v=NDhV7cQiaig ) mas o novo jogo tem um motor gráfico mais avançado que combina 2 cenários para cada tela.

Nós estamos no campo do gênero de horror aqui, então o jogo se mantém em preto/branco/vermelho por todo o percurso, acompanhado por uma trilha sonora que se adequa muito bem a este tipo de jogo. Todos os inimigos são muito detalhados e realmente se parecem com criaturas diabólicas as quais você deve evitar, um fino trabalho foi colocado nesses sprites.

O jogo é um "demake" do jogo de PC feito pelo mesmo autor, e está participando da competição ZX-DEV Media & Demakes 2021.

Disponível em Inglês e Português do Brasil, e em algumas diferentes configurações de controles.

Avaliação = 91%

O jogo foi feito em MPAGD por Amaweks em 2021.

Baixe ele aqui: https://amaweks.itch.io/virgils-purgatory-zilog


Edit:

Fiz umas capinhas para o jogo, em inglês e português:





Edit:

Um detalhe importante para quem joga em emuladores é que eles costumam ter opções referente à paleta de cores, como na imagem abaixo. Para o jogo ficar bem vermelho/preto/branco, é preciso selecionar a opção "Real Spectrum Colors", ou você pode escolher a paleta de sua preferência (algums emuladores até permitem que você edite as cores e coloque as de sua prefer~encia).





Nenhum comentário:

Postar um comentário