quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Retrospectiva 2024

(for english text click here)

Como resumir 2024... foi um ano de trabalho intenso, mas bom, muito produtivo com certeza. Fui a eventos, fiz falas, me formei em uma Pós de Jogos Digitais, lancei novos jogos. Em janeiro até fiz um "detox" de redes sociais, hehehe, parece que quanto mais velho mais cansado estou das dinâmicas nas tais redes. Mas em fim, vamos á lista em tópicos, que falará por sí:



  • Em 2024, mais uma vez participei concorrendo a o GOTY do Planeta Sinclair e Load Museun, com o game Bruxólico, e fiquei mais do que satisfeito em vencer na categoria Game de Plataformas, e ficar em segundo e terceiro lugar em outras categorias. 


  • Foi também um ano onde voltei a escrever mais textos ensaísticos aqui no Blog. Escrever aqui é sempre mehor e mais coeso do que nas redes sociais, e as ideias ficam mais claras. Como sempre, os textos estão incexados na seção deTextos e Publicações



  • Como tem acontecido nos últimos anos, criei um novo (velho) game, Marlow, para XZ Spectrum. mais do que um remake ou "demake" da versão que criei em 2016 para PCs, é um jogo novo, muito mais maduro, apenas utilziando alguns dos mesmos personagens e a premissa de parodiar o universo de Super Mario World. Leia aqui a postagem de lançamento.




  • Agora, além de joguinista autoral solo, também faço parte de um coletivo de joguinistas, o "Mais Odiados do Videogame", junto com o Pedro Paiva e demais amigos. Apoiadores do Mais Odiados também tem acesso a todos os jogos que eu crio, e quem sabe no futuro rolem também parcerias criativas.


  • 2024 também marcou o lançamento do "The Spectrum", produto de empresa britãnica que é uma reedição moderna do computador de 1982 para o qual tenho criado meus jogos. Eu licenciei dois de meus jogos, Devwill Too e TCQ, para serem incluídos na lista de jogos pré instalados no sistema, o que tem sido muito positivo, por que além de ter recebido pelo licenciamento, mais pessoas estão conhecendo meus jogos.

  • Participação em eventos: como de costume, participei ds duas edições da Retro SC, uma em Blumenau e outra em Florianópolis, levando aparelhos e meus jogos para mostrar para a galera. Esse ano também, por iniciativa de dois desenvolvedores locais, iniciou a "Game Dev Night", que também contou com duas edições, sendo que na primeira eu fiz uma fala a respeit ode desenvolvimento de jogos retrô.


Pra também não perder o costume, quais as paerspectivas para 2025? Esse ano quero produzir mais artes, inclusive as não relacionadas a games, mas também queor experimentar fazer um game para outro sistema retrô que não seja o ZX Spectrum ou o MSX. Veremos o que 2025 vai abrir de caminho a se trilhar.

Bom, quem se interessar tem alguns links em destaque nos tópicos, e também todo o histórico do Blog, além das seções onde a maior parte do material está organizado (textos, criações, etc).



2 comentários:

  1. Buenas!
    Assisti o vídeo de tua participação no evento catarinense postado acima, gosto muito de games antigos, mas tirando o fato de ter um Mega Drive que guardo por nostalgia, tudo que é pixelado eu jogo no pc via Steam, em emuladores e alguma coisa na loja virtual do Playstation 4. Então queria saber se estes títulos de Spectrum e outras plataformas saudosas que você cria podem ser emulados, obviamente com você me enviando a ROM mediante a compra dos mesmos?
    Ah, parabéns pelo trabalho mantendo acesa a chama dos jogos antigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luís, obrigado pelo interesse e pelo comentário (comentário em blog eu valorizo bem mais do que em rede social, valeu). Sim, todos os meus jogos podem ser jogados via qualquer emulador (no PC, no PSP, ou qualquer outro sistema que tenha emuladores de ZX Spectrum, MSX, e Mega Drive). Eu vendo os jogos pelo site itchio, e para brasileiros aidna tem a venda por PIX. Meu itchio é https://amaweks.itch.io/ e o site com qrcode do PIX é www.amaweks.com (entre na página do jogo que lá vai ter as informações). Qualquer coisa me chame nas redes sociais ou por email paulo_villalva@yahoo.com.br

      Excluir