domingo, 23 de fevereiro de 2014

Replanejando....


Avaliar a própria prática é sem dúvida necessário. Assim, a aula que dei para um primeiro ano na segunda feira, que foi chata e maçante, pode ser reestruturada para ser mais dinâmica com outra primeira série no dia seguinte. Cometi o erro bobo, a princípio, de fazer uma aula faixa basicamente com a minha fala. Que saco, nem sei como alguns aguentaram. Deixei para o final a atividade com um "desenho diagnóstico", onde eles desenharam e escreveram atrás sua opinião a respeito do desenho. No dia seguinte, fiz diferente: fala introdutória, atividade de desenho diagnóstico, conversa sobre os desenhos, e a o restante da fala com conteúdos sobre as fazes do desenho da criança.

Uma simples troca de ordem do planejamento da aula mudou completamente o envolvimento dos alunos. Ta ai algo que eu já sabia, mas o exercício de retomar e refletir sobre a prática é algo que nos força a pensar com maior agilidade.

Hoje to com preguiça de criar uma imagem, vou usar uma da internet que tem relação com meu sentimento para com a prática de um diário além da referência a meu próprio repertório cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário