terça-feira, 16 de junho de 2020

O Aprendiz da Morte.

O Aprendiz da Morte



Jogo que eu tinha abandonado em 2017, agora retomei pra terminar nesse ano insano de 2020. Seção de jogos atualziada, e a baixo algumas imagens. Coloquei a disposição uma demo atualizada do jogo também.




8 comentários:

  1. Olá amigo tudo bem. A uns anos atrás falei com vc sobre o arcade game studio. Tinha abandonado agora voltei. Baixei uns jogos seus o do Zé baldinho vi uma coisa interessante. Como o amigo fez aquela barra de vida? Tentei baixar algum modelo da fontes site do criador o Bruno. Está fora tentei até o site da máquina do tempo visualizei a página mais não consegui o arquivo. Tem como me ajudar? Despeja agradeço um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa.

      Pra fazer aquilo ali eu tive de criar 4 cópias do ator heróio. Algo como Zé01, Zé02, 03, 04, etc. Dai criei a mesma quantidade de atores do tipo "Herói automático", esses fazem a passagem de um heroi pro outro (do 03 pro 02, do 02 pro 01, e do 01 pra morto. E atores do tipo Sprite que que são aquela barrinha de energia representando a vitalidade dele (03, 02, 01...) O jogador começa com o Zé 03 (com a energia cheia). Dai quando vocÊ tá com o Zé03 e recebe dano de um inimigo, tá configurado nesse ator pra ele se transformar no heroi automatico03-02. Esse ator automático, por sua vez, tem na programação dele que ele cria o ator "barrinha de energia 02" por cima do ator "barrinha de energia 03", e meio segundo depois ele se transforma no "Zé 02". Quando o zé 02 apanha acontece algo parecido, só que agora mudando pros atores 01. E o ator Zé 01 dai morre. Acho que essa foi a solução que eu encontrei na época.

      Pode ter algum detalhe que já não lembro mais, mas o lance é fazer essa troca de atores. Outra coisa que eu enjambro várias cosias que o ARGS não foi programado pra fazer é usando itens invisíveis que vão automaticamente pra direção do jogador. Tu pode, por exemplo, criar uma situação onde tu quer mudar o tipo do jogador entre uma versão dele que está "Fora da água", e uma versão "dentro da água" (que são atores do tipo Herói diferentes). Dai tu pode criar um item invisivel estrategicamente colocado pra fazer essa troca. Esse artificio tu pode usar tbm pra fazer essa parte de mduar habildiades do jogador, ou mesmo fazer outro tipo de barrinha de energia.

      Uma outra possibilidade, que talvez funcione e economize atores, e que você pode experimentar é colocar um pouco de vitaldiade no jogador (algo como 3 de vitaldiade, por exmeplo), e criar os atores que são a barrinha de energia em todos os momentos dela (cheia, menos 1, menos 2, e vazia). Dai cria o ator automático do jogador apanhando (voando para trás, por exemplo) e programa ele pra criar um item invisível e meio segundo depois se transformar no jogador novamente. Esse item então você programa pra mudar a barrinha de energia (se estiver o ator barra03 muda pra barra02, ou se estiver o ator barra02 mudar pra barra01, e assim por diante até fazer ele morrer.

      São soluções desse tipo que eu tentei usar pra ultrapassar essas limitações da engine. Espero ter explciado bem.

      Você perguntar me lembrou que eu to pensando em criar um Patreon e um APoiase pra mim. A ideia é que os assinantes contribuam com qualquer valor (5 pila, 10 pila, o quanto ela puder) por m~es, dai tenham acesso a todos os meus jogos e mais conteúdo exclusivo pros assinantes. nesse conteúdo exlusivo eu pensava em colocar artes conceituais, e tbm pequenos projetos de ARGS com os arquivos do projeto, pra pessoa pdoer abrir no ARGS e entender como que eu faço algumas coisas. Sei que é uma engine morta já, e eu mesmo já to partindo pra outras um pouco mais versáteis, mas não pretendo abandonar completamente o ARGS, ainda posso fazer jogos curtos nele. Sei que a maior parte de um possível público de assinantes não viria por causa do ARGS, mas pensei que colcoar esse conteúdo de pequenos protítipos pra assinantes seria legal tbm, e mesmo que pouca gente, como vc, pudesse se beneficiar, eu ia me sentir dando algo em troca por qualquer contribuição. Por enquanto só penso a respeito, ainda nem vi como funciona direito de fazer esse negócio de Patreon e Apoia-se, mas tava pensando seriamente.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Bacana amigo muito obrigado. Te desejo tudo de bom. Já pensou em fazer vídeos tutoriais da engine? Um abraço

      Excluir
    3. Não tenho tempo pra isso infelixmente, muitos projetos e parcerais em andamento, e o trampo que me sustenta são os freelance de pixel arte (faço pixel art pra jogo retrô gringo e é isso que paga minhas contas, dai o tempo tá bem reduzido)

      Excluir
  2. Se o amigo consegui apagar essas cópias de mensagens agradeço deu erro e não consigo apaga .😆😆😆

    ResponderExcluir
  3. Achei seu canal no YouTube vou da uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu canal no youtube é um pouco de tudo que eu invento de fazer, heheheeh.

      Excluir