domingo, 18 de outubro de 2020

Devwill Too ZX

 Resolvi brincar um pouco com MPAGD, um programa que permite fazer jogos para ZX Spectrum, MSX, e outros computadores antigos. Vamos ver o que que sai disso.




Atualizações em mais:


Progredindo na programação, agora o personagem já tem todos os seus movimentos de ataque funcionando.






______________________________

28-10

Quase finalizado. O jogo agora tem sistema de combos e um final. A versão 128k vai ter música e tela de loading customizada:


________________________________

6 - 11

O Jogo está pronto, apenas em fase de teste e limpeza do código. É preciso ter em mente que é um jogo pra um computador muito antigo, com memória muito limitada, onde cada byte conta.

Eu estourei o limite de bytes pra programação do jogo alguams vezes, sempre me obrigando a limpar o código, diminuir animação de sprites, e simplificar algumas telas, mais e mais.

Por fim consegui espaço pra adicionar as músicas. Não pude adicionar as 6 musicas que eu compus, não coube, então tive de colocar apenas 4 músicas, mas está de condizente com o tamanho do jogo.

Consegui ter 44 telas únicas no jogo (onte tem o * é a tela inicial, e as telas foram feitas de uma forma que pudessem ser reutilizadas em diferentes parte pro jogo não ficar tão curto):


Algumas dessas telas são pequenas, já que a engine já compacta as imagens automaticamente, e quanto mais tiels iguais tiver na tela menos memória ela vai ocupar:


Adicionei também um contador de "artefatos", as vidas extras que estão expalhadas pelo jogo. No final do jogo fala quantos artefatos você encontrou de um total de 9:




Abaixo algumas das telas do jogo:
















_______________________________

23/11/2020

Experimentando converter os gráficos para outro modelo de computador da mesma época, Coco Colour. Os pixels são retangulares e ele só tem 4 cores: azul escuro, vermelhão, amarelo e verde claros.










4 comentários:

  1. Incrível! já vi várias vezes essa engine no Itch.io mas nunca peguei pra dar uma mexida pois me parecia muito complicada, no geral, vale a pena usar ela? ela é simples de entender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é relativamente simples se você entender o básico de inglês e entender a lógica do "IF Else". Eu to começando a me familizarizar, nunca tinha programado com linhas de código antes, mas to me virando. Galera do Forum do programa tbm dá uma ajuda (en inglês é claro).

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá, ainda não publiquei esta versão, mas devo publicar até a semana que vem no meu perfil do itch https://amaweks.itch.io/

      Excluir