terça-feira, 12 de julho de 2022

Um videogame que também é Arte Anacrônica

/\ O [ ]

Edição física em k7 pela https://teknamic.com/

Jogo? Arte? Ou ambos? Digital e... físico? Desvende um intrigante universo que mistura plataformas, ação e quebra cabeças, e experiencie uma aventura estética única no ZX Spectrum e MSX.

Este jogo eletrônico é fruto da conceituação coletiva do que viria, virá a ser, ou já o é, Arte Anacrônica. Falando no tema, nesta quinta feira, dia 14/07/2022, nós da Gang do Lixo publicaremos o nosso manifesto da Arte Anacrônica, em vários espaços da internet incluindo este meu blog.

Abaixo um vídeo "trailer" que fiz do jogo, link para a página do jogo, e compra da fita k7, e algumas palavras que escrevi a respeito da concepção do jogo.



Mais informações e donwload da versão digital em https://www.amaweks.com/tcq


/\ O [ ]

A ideia inicial para este jogo surgiu de diálogos que tive com meu amigo Luiz Souza. Conversávamos sobre o que seria uma Arte Anacrônica, ele escrevia e reescrevia a versão final de nosso manifesto, e o Kandinsky estava sempre aparecendo na conversa. Daí surgiu a idéia de fazer um jogo abstrato, e mais que isso: de criar toda uma ficção de que o conceito do jogo havia sido criado pelo próprio pintor abstrato. Fiz algumas montagens de gráficos que poderiam compor o jogo, e em seguida Luiz Souza escreveu um conto onde seu Kandinsky fictício morria como um junkie no final dos anos 80 influenciando alguns desenvolvedores de jogos underground. Ao final tive de mudar muitas coisas sobre o jogo: a estética da arte de Mondrian dialogava melhor com as limitações técnicas dos microcomputadores dos anos 80, e o exercício de ficção a respeito da autoria já havia sido realizado no conto do Luiz. Mas isto não impediu o jogo de dialogar com a literatura quando também elaborei o texto enigmático que circula com um alfabeto encriptado no encarte da fita k7.

A alguns anos atrás, quando descobri a respeito do ZX Spectrum (1982), acredito que por volta de 2014, me apaixonei por aquela paleta de cores e pelo famoso (ou infame) "Colour Clash". É que no ZX, econômico em todos os aspectos técnicos, não há espaço na memória para informação de cor dos sprites (objetos que se movem livremente pela tela), sendo que estes pegam emprestadas as cores dos blocos gráficos ao fundo (geralmente compondo o cenário).

Este é o terceiro jogo que desenvolvo para o ZX. No primeiro, Devwill Too, eu tentei utilizar blocos de 8x8 completamente preenchidos de cor para criar cenários coloridos e evitar a percepção do "Colour Clash", e ouvi elogios de pessoas que consideraram o estilo gráfico interessante por conta disto. No segundo, O Purgatório de Virgílio, tentei utilizar novamente os blocos deste modo, dando um passo além, com os detalhes de cenários desenhados com estas grandes células, blocos de 8x8 pixels, e gráficos em preto, cinza, branco, e vermelho.

Mas em /\O[] consegui finalmente o objetivo maior de utilizar o "Colour Clash", a princípio uma limitação, como um efeito gráfico de luz, sombra, sobre posições, simulação de rolagem automática de telas, e estética geral do jogo. Falando nela, a estética (a não ser confundida com a palavra cosmética) é pensada de forma que cada tela do jogo forme um quadro abstrato e em movimento. Como avaliou com precisão Luiz Souza: "tu pensa as cores como pintor e aplica como designer de jogos". Como já dito, as telas foram inspiradas fortemente pelas pinturas de Piet Mondrian, ainda que de Kandinsky ficaram também as formas básicas: o círculo, quadrado, triângulo, a linha e o ponto.

Sigo na busca de enriquecer o videogame que produzo com elementos culturais de todos os lugares, de todos os tempos, numa antropofagia anacrônica, que como concluí também Luiz Souza, a respeito do nosso manifesto da Arte Anacrônica, primeiro desmonta e fragmenta o tempo, entende cada um dos seus elementos no seu momento histórico, para reorganizar estes fragmentos de forma coesa, consciente e crítica.

Sem mais o que dizer, espero que você possa jogar /\ O [ ] e divertir-se, apreciar, fruir, retirar o que lhe convir da experiência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário