sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Devwill Too ZX - Crash Magazine

(Texto em português abaixo das imagens)

My God, unbelievable, I'm just stunned. Another one of my ZX games covered by Crash, and if that wasn't enough it's again "A Crash Smash". Thank you guys for the kind words.

Sign their patreon to have the magazine: www.patreon.com/crashmagazine/

Buy the tape on www.teknamic.com or digital version on https://amaweks.itch.io/






E pra minha surpresa (sério, fiquei surpreso mesmo) meu Jogo Devwill Too ZX, de 2020, foi resenhado pela Revista Crash. mais uma vez super elogiado e recebendo o selo "A Crash Smash", como o melhor jogo deste número.

Se você curte o ZX Spectrum assine a revista pelo patreon www.patreon.com/crashmagazine/

Abaixo uma tradução livre que fiz da resenha:



Revista Crash N. 17

Pg 16

Devwill Too ZX

Às vezes, nos agitados domínios dos videogames, um jogo pode se esconder nas sombras como aquela meia que misteriosamente desaparece na lavanderia. Devwill (Too) é um desses exemplos, onde a CRASH negligenciou vergonhosamente este lançamento anterior do excelente estúdio, Amaweks. Mas eis que tudo está bem no firmamento! Como se estivesse respondendo ao nosso chamado, a Versão 2.0 desceu dos céus digitais, trazendo melhorias de "qualidade de vida" que tornam esta a versão definitiva para resenha. Não há hora melhor do que o presente para mergulhar nesta oportunidade perdida.

Devwill Too é um jogo de plataforma "levemente" metroidvania, onde você controla um pequeno homúnculo endiabrado que corre pela paisagem saltando na cabeça de seus inimigos enquanto segue para seja lá onde deve ir. Por design, muitos caminhos se ramificam como trilhas em um bosque escondido. No entanto, muitas dessas rotas são inacessíveis até que nosso companheiro vermelho obtenha os "upgrades" necessários. Uma vez obtidos, ele terá habilidades aprimoradas, desbloqueando caminhos anteriormente inacessíveis e permitindo que o jogador avance mais profundamente no reino. Os dois aprimoramentos que cabem ao homúnculo são o ataque deslizante e o salto duplo.

Portanto, tendo essas habilidades em mente, vale a pena observar as áreas no mapa onde você notou uma rota alternativa e retroceder naquela direção. Para maior longevidade, o jogo oferece um viciante sistema de pontuação de combos para cada inimigo que você pular consecutivamente. Este jogo é projetado para atrair speedrunners que desejam completá-lo rapidamente, enquanto também alcançam uma alta pontuação final.


Pg 17 (Imagens)


Pg 18

Crítica

Não sei como perdi a oportunidade de jogar essa joia de jogo; sendo fã das outras obras criadas por Amaweks, preciso ter uma conversa séria comigo mesmo. Embora eu me encontre examinando isso com retrospecto e perceba que o jogo não é tão completo quanto seus lançamentos posteriores, vejo a semente de sua genialidade aqui. Como sempre, a atenção à composição gráfica mostra claramente o entendimento do autor sobre arte e design - o jogo é glorioso de se observar. Não quero insinuar que ele possui os melhores gráficos - isso certamente não - mas foi visualmente considerado em todos os detalhes, semelhante a uma obra-prima cuidadosamente pintada. O controle do personagem parece impecável, permitindo que você execute saltos e combos com precisão. E agora, o destaque: jogos do tipo Metroidvania são minha paixão. Eu valorizo profundamente a essência desses jogos e a maneira como rotas específicas permanecem obstruídas devido à ausência de itens de inventário ou habilidades específicas. Estou feliz por ter finalmente jogado Devwill Too - ele demonstra mais uma vez (mesmo que retrospectivamente) que os jogos de Amaweks são títulos estelares para o Spectrum.

- Gordon King


Opinião de Paul (quadro vermelho)

Dizem para nunca seguir Satanás até a agência dos Correios, já que o diabo assume muitas formas, mas, felizmente para nós, aqui ele está mais ou menos em um estado de espírito convidativo. Barriga redonda, traseiro redondo e com um rabo encaracolado e pontiagudo, pode-se dizer que o diabo tem alguma habilidade ao entrar neste jogo. Um sujeito ágil enquanto ele salta pela tela, esmagando inimigos e quebrando pedras... quando ele desbloqueia essa habilidade, é claro. O jogo é muito brilhante e colorido, com o uso maravilhoso de magenta (o que realmente nunca é demais), e a música está em outro nível - aquela linha de baixo funky fará você bater o pé em pouco tempo. Excelente material!


Página 19

Comentários

Outro título de qualidade de Amaweks, com visuais deslumbrantes e cores magníficas, além de controles excelentes. A música que o acompanha realmente combina bem com o jogo e cria um clima atmosférico. Pode ser uma versão revisada de um jogo anterior, mas se destaca triunfantemente como um dos melhores jogos para o Spectrum em 2023.

Teclado: Q, A, O, P e M

Joystick: Sinclair, Kempston


Uso do computador: 90%

Gráficos: 91%

Jogabilidade: 91%

Facilidade para começar: 89%

Qualidades viciantes: 89%

Nota geral: 90%





Nenhum comentário:

Postar um comentário