quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Reconhecimento na mídia

Por uns 5 anos (de 2013 a 2018) eu criei videogame no estilo retrô, só que para computadores modernos, e sentia que eu era apenas mais um grão de areia no Saara. Então decidi enveredar pelo nicho de criar jogos para sistemas obsoletos, por motivos de necessidade, acesso a ferramentas, escolhas estéticas, de projeto e design, mas isso é assunto para outro dia.

Hoje quero falar que de 5 anos para cá meu trabalho vem aos poucos, finalmente, ganhando alguam projeção: mais pessoas jogam e comemtam, e meu trabalho ganha alguma visibilidade até na mídia especializada ou não, aqui no Brasil e mundo à fora.


Repercussão local (Florianópolis, Brasil)


Além dos tradicionais canais de youtube que falam de videogames retro, já participei de alguns podcasts, com destaque pra conversa que tive no Controles Voadores (clique aqui



Por conta do Bruxólico e sua inspiração na cultura local meu trabalho apareceu por duas vezes em jornais impressos locais, e na TV local tbm:



Matéria sobre a retro SC X, com bastante tempo dedicado ao Bruxólico



Matéria curta durante a Retro SC X, também apareço falando de Bruxólico brevemente.






Materias no jornal ND em 2022 e 2023


Revistas nacionais e em português: Além de pequens resenhas de alguns de meus jogos em duas edições da Clube MSX, também teve uma matéria grande sobre "O Purgatório de Virgílio" na "Jogos 80 N.26" e uma entrevista comigo na revista "Micro Sistemas Ed.2 Ano 3".


Foto que o Garrett tirou na Retro SC



Repercussão Internacional


Novamente, além de sites e canais do youtube, nos anos recentes meu trabalho tem recebido resenhas positivas que destacam a qualdaide dos jogos e seu valor cultural. A Começar pelas premiações do "GOTY", do Planeta Sinclair (http://planetasinclair.blogspot.com/), que já premiou meus jogos em categorias específicas:



GOTY 2022



GOTY 2021


Algumas resenhas online se destacam, como o vídeo de Kim Justice, quase um mini Doc falando de meu trabalho e do então lançamento TCQ, videogame anacrônico inspirado na Arte Abstrata, ou a resenha do bruxólico por Amigos Retro Gaming.


Amigos Retro Gaming (legenas em português disponíveis)



Mini Doc de Kim Justice sobre meu trabalho e TCQ


E também matérias em revistas impressas internacionais, como a Wireframe, Replay (Argentina) e Crash (Inglaterra). Nesta última  tenho de destacar duas façanhas: a primeira é que os meus 3 jogos já resenahdos pela revista receberam o selo "A Crash Smash", escolhidos como o melhor jogo daquela edição da revista. E a segunda é ter aquele quadro falando sobre o Franlin Cascaes, em Inglês, levando esta figura importantíssima aqui para a cultura local para além mares.



Matéria de Kim justice na revista Wireframe



Revista Replay N 42



Revista Crash Annual 2022 - TCQ


 

Resenha do Bruxólico, novamente bem elogiado, e meu orgulho esse quadro sobre o Cascaes, mais do que merecido, e graças a meu esforço de escrever sobre os jogos aqui no BLog e a sensibildaide dos resenhistas que perceberam sua importãncia.






Resenha sobre Devwill Too


Nenhum comentário:

Postar um comentário