Começar o ano aqui no blog com uma retrospectiva e reflexão do ano que passou. Preciso confesssar que termino o ano um tanto cansado, até esgotado fisicamente. mas, vamos lá para mais um ano, os projetos são infinitos, tenho certeza de que quando eu me for desse mundo ainda ficarão mil projetos inacabados ou em projeto, ams acho que essa é a vida da maioria dos artistas, de qualquer modo. Mas já estou muito no futuro, (um futuro de um mundo bem incerto e instável, diga-se não de passagem). Voltemos a 2025:
Jogos Lançados:
Telethugs ZX e MSX:
Telethugs é um game originalmente criado por Pedro Paiva para PC. Eu estava morrendo de vontade de fazer um "demake", portar, um jogo para o ZX Spectrum e MSX1, então pensei que seria ainda melhor fazer isso com um jogo Independente de um amigo. Com a permissão do Pedro, fiz minha adaptação do game, e fiquei bastante satisfeito com o resultado:
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/05/mais-odiados-do-videogame-e-telethugs-zx.html
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/05/telethugs-2019-o-game-para-pc.html
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/05/telethugs-zx-minha-homenagem-ao.html
https://www.amaweks.com/telethugszx
Marlow MSX:
Em 2024 lancei Marlow par Zx Spectrum. Agora fiz a versão X, podendo adicionar vários detalhes gráficos nos cenários e cores nos sprites. É divertido, e gratificante, fazer a versã odo jogo no sistema mais simples, como o ZX, e depois poder fazer pequenas melhorias na versão para MSX. Se um dia eu puder portar ele para algum outro sistema de 8 bits mais potente que o msx1, Também vai ser legal fazer novos acréscimos e melhorias dentro de novas limitações técnicas.
https://www.amaweks.com/marlowzx
Prêmio GOTY Planeta Sinclair:
É preciso destacar também que Marlow, para ZX, ganhou o primeiro prêmio em duas categorias: Melhor jogo de Plataformas, e Melhor Jogo Luso-brasileiro. A premiação temsido cada vez maior, organizada pelo Planeta SInclair e pelo Museu Loading ZX Spectrum e Timex, conta com personalidades da cena de ZX Spectrum de todo o mundo.
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/02/premiacoes-de-marlow.html
Participação em eventos:
Foi um ano cheio de "Saídas de campo". Não vou repetir aqui os pontos que levantei nos relatos de cada participação, mas apenas frisar que já considero elas como parte do meu trabalho de arte: ir a eventos culturais, sejam com foco no videogame ou não, mesmo sem ter "lucro" (por que as vezes mais gasto do que tenho retorno nestas saídas) é uma dimensão do trabalho, de levar o videogame para o espaço público e respirar um ar diferente do da internet.
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/05/retro-sc-15-blumenau.html
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/08/feira-lambe-floripa.html
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/08/exposicao-com-o-tema-cascaes-na.html
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/09/participacao-no-31-acor.html
https://diarioartografico.blogspot.com/2025/11/tarrafa-da-magia-temporada-de-saidas-de.html
Textos e Reflexões: coluna no Controles Voadores.
Não é uma prática semanal, nem mensal, mas quando sou impelido por algum assunto do qual sinto que tenho algo a dizer eu sento aqui e escrevo algo para o blog. Em 2025 isto se desdobrou em uma "coluna" no Controles Voadores. Agora muito do que escrevo aqui de forma ensaística é também publicado por lá, assim quem sabe alcançando mais alguém que esteja disposto a me ouvir ou dialogar. Quem quiser pode procurar os textos aqui no blog ou no Controles Voadores:
https://diarioartografico.blogspot.com/p/downloads.html
https://www.controlesvoadores.com.br/amaweks
O que aguarda 2026?
Sendo direto, não sei, vejo tanta incerteza no mundo, que isso quase me desanima. Como não sou do tipode se paralisar já vou aqui buscando minhas estratégias para continuar produzindo. Não pretendo fazer tantas saídas de campo essa ano, pois para cada uma dessas eu despendo no mínimo 2 semanas de preparação, tempo no qual eu deixo de produzir ou tocar outros projetos.
Espero criar mais jogos, seguri escrevendo quando der na telha, e possivelmente estar bem menos presente nas redes sociais, que ano após ano me dão mais ojeriza. Não sei se outras pessoas sentem o mesmo, ams sinto com ose estivesse ficando mais "burro", com o horizonte limitado, por conta do uso diário das redes sociais. Espero então ter energia para criar, em primeiro lugar, apra mim mesmo, sem preocupação com repercussão imediata em redes sociais. Fazer para sí, e depois compartilhar na esperança de estar falando algo à algúem mais, como eu penso ser o verdadeiro sentido de se fazer arte.
Em resumo, esperem de mim mais jogos de ZX Spectrum, de outros sistemas se possível, e outras artes em diferentes lingaugens. Até breve.