terça-feira, 28 de março de 2023

e TCQ rende...


 E TCQ Rende...


...reprecussão, certamente. Ontem fui informado por um dos resenhistas da matéria sobre o jogo na revista Crash de que também conversou a respeito do jogo em um podcast. Abaixo o link para ouvir o podcast (em inglês) e uma transcrição/adaptação em português do diálogo:

https://retrogamingdailyshow.libsyn.com/podcast/315-8-bit-top-picks-of-2022


RGDS Podcast: ZX Spectrum, de 1:10:00 a 1:20:00

Diálogo entre Drisky e Kingy.


/\:Este é TCQ, para Spectrum, minhas palavras, este é um jogo lindo em termos de arte abstrata, abraça (incorpora) completamente o color clash, usa formas geométricas para todo lado e um uso completo da estranha paleta de cores do ZX Spectrum.

O: Sim

/\: É um jogo de plataformas com quebra cabeças, com 3 formas diferentes que você pode se transformar: tem um circulo que pode pular, e assim transpassar obstáculos; um triângulo que pode atriar, então é útil para  destruir os inimigos, que ao pegar um símbolo de triângulo você se transforma nele; e tem o quadrado, que como o triângulo não pode pular, mas tem a habilidade de fazer certos lugares, em baixo... 

O: Sim, ele é pesado e quebra os chãos frágeis...

/\: Sim, e ai estão seus elementos de quebra cabeças, é realmente planejado de forma inteligente, não só ele é lindo de se ver, mas tem quebra cabeças genuinamente bons.

E não podia deiar-lo de lado enquanto jogava, de alguma forma jogar este é tão viciante... 

O:Hahaha...

/\: É, não há tanto mais o que eu possa dizer sobre este, é tão, tão...

O: Não, você resumiu muito bem, este é TCQ, Triângulo Circulo Quadrado, é de onde vem o nome...

/\: Sim, isto faz sentido...

O: Amaweks, que é o nome do time, certo? Alguns estudantes de arte... eles vieram a esbarrar com o ZX Spectrum apenas em 2014, e ficaram impressionados por pelas suas "habilidades lofi" (limitações), as suas cores, como era a palavra que você utilizou?

/\: Vibrante!

O: Isto, suas cores vibrantes, como se diz, hehehe, mas, ele me lembra um jogo Indie de XBox e PC chamado "Thomas was alone"...

/\: A, sim, sim...

O: É, mas para um jogo que celebra o "colour Clash" (mistura de cores própria do ZX Spectrum) e formas geométricas, qualque rum que esbarre com isto pela primeira vez deve perguntar "mas que diabos é isto? Isto deve ser uma porcaria", certo? 

/\: Hum...

O: Mas, é absolutamente brilhante, compreender como chegar ao final do jogo ao utilizar o tipo de forma que você é, e procurar os pequenos icones que lhe transformam em outras formas, pois se o icone pode ser um pequeno triângulo, ou um pequeno quadrado, ou circulo, então a habildiade muda e você pode atirar... eu adoro quando o triângulo ele atira e há um recuo que o empurra para trás e...

/\: Sim...

O: ...é simplesmente, maravilhoso... e eu quando eu primeiro esbarrei com o jogo eu sentei e joguei ele de uma vez até o fim. Não é um dos jogos mais longos em nenhum sentido...

/\: Sim, nenhum destes jogos são se você já sabe o que fazer...

O: Sim, se você já sabe o que fazer, e este é um destes jogos que, eu devo retornar como um dos meus "mais favoritos jogos de ZX Spectrum", e ponto. Ele me faz retornar à 1985, um dos meus períodos prediletos do ZX Spectrum, quando desenvolvedores estavam... veja só, você primeiro teve queles clones baratos de outros jogos...

/\: Hehehe...

O: ... "Alien Invasors", o que fossem aquelas conversões de arcades, mas depois disso veio a criatividade, e as pessoas estavam então trabalhando a partir das limitações do sistema, e você teve este lindo período de jogos que não eram conversões de jogos de fliperama, imaginativos com as limitações do sistema. Não importando o quão quadriculado pareça, mas cada nível e cada tela são desenahdas tão bem e é um prazer jogar todo ele, é viciante...

/\: sim...

O: ...você vai estar viciado...

/\: É, eu quero dizer, é genuinamente bonito, realmente é...

O: Uma "bagunça gloriosa", é como eu descrevo...

/\: Sim, quer saber, eu realmente amei, amei em absoluto este jogo..

O: Sim, realmente consigo entender por que foram estudantes de arte, por que eu sempre pude sentir "arte" na paleta de cores do ZX Spectrum, por ser única, e "vibrante"..

/\: Hehehe...

O: isso, realmente posso entender por que um estudadnte de arte possa se apaixonar, ou um grupo de artistas, pela paleta de cores, é uma maravilha o que eles fizeram com ela, realmente é.. eu realmetne desejaria que mais desenvolvedores, nos tempos aureos, abraçassem as limitações neste nível e realizassem cosias como isso, por que é realmente incrível...

/\: Sim.. não é que... não é que le faça qualquer coisa que você nao tenha visto em um ZX Spectrum no passado, certo? É quase como se eu... imagine que eu não sou um desenhista de sprites, e fazese o game primeiro só com uma camada contendo as colisões e as mecãnicas do jogo, uma "máscara", formas simples pra representar os objetos, para que depois um artista colocasse os gráficos por cima desta camada... Mas tudo que temos aqui é a primeira camada, interna, a "Máscara", e funciona de forma brilhante..

O: Sim...

/\: E acho que ele se beneficia disso.. se ele tivesse sprites "detalhados" (não sintéticos), eu não acho que ele seria nem de perto um jogo tão bom...

O: Sim, sim, eu concordo, é algo que está definitivamente na simplicidade disto... sabe as vezes um jogo é frustrante com os quebra cabeças e você não sbe o que fazer, você realmetne tem de pegar o "timing" correto e tal...

/\: sim...

O: ... mas este jogo é "legal", você tem vidas infinitas, ele não fica lhe punindo e enviando de volta ao começo, ou nada assim, lhe envia um pouco ao começo da tela, claro...

/\: Sim, claro...

O: ...Não vai lhe punir desta forma, então ele tem essa sensibilidade de jogo moderna e.. é, definitivamente um jogo que eu recomendo.

/\: Fico feliz que você também gostou deste, maravilha...

O: Sim, é lindo. Este é outro destes jogos "pague o quanto quiser", está no itch.io, sabe, realmente bom...  isso é o que eu amo deste Podcast e também conversar com você, sabe. Descobrir estes jogos os quais eu antes não ouvira falar.

/\: Sim, fico feliz, eu não estava seguro de que você iria se agradar deste, eu naõ sei o por quê, eu sei que você adora jogos de plataformas...

O: Plataformas com quebra-cabeças é minha praia, então...  eu entendo, você consegue até imaginar alguams pessoas evitando o jogo por conta da sua natureza básica, mas eu quero celebrar que...

/\: sim, queria destacar que se você avançou o suficiente no jogo depois vem este estágio.. como é mesmo o nome deste gênero... quando você completa o primeiro nível o estágio 2 é um.. jogo de "corrida permanente"? 

O: Sim, sim, ele mantém em movimento, e...

/\: Isso, mantém a tela em movimento e você tem de espinhos na parte de trás, e você tem de fugir e pensar rápido, é realmente um nível difícil...

O: Sim, eu morri ali uma dúzia de vezes, sim, ele realmente dá algo diferente..

/\: Sim, é realmente uma surpresa, e quando num dos últimos níveis o movimento é vertical, e você tem de desviar de um projétil que vai de um lado para o outro e você pula em plataformas, é absolutamente brilhante...

O: Sim... eu cheguei até ai, é perdo do final... sabe... grande jogo, fico feliz de você ter me mostrado.

/\: Fico feliz... a seguir....





Nenhum comentário:

Postar um comentário